-
Arquitetos: Heliotrope Architects
- Área: 367 m²
- Ano: 2016
-
Fabricantes: Daltile, Loewen, Malm Zircon, Quantum Windows & Doors, Statements Tile
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto foi desenvolvido para um jovem casal que queria uma casa com estúdio de arte. O casal, composto de uma artista plástica e um engenheiro, participaram ativamente do processo de concepção do projeto, listando uma série de critérios adicionais: estilo contemporâneo, mas que não estivesse fora do contexto do seu entorno; conexão visual com a rua equilibrado com privacidade; uma forte relação entre interior e exterior; abundância de luz natural; interiores que lembrasse uma galeria de arte para acomodar seu crescente acervo e uma ala de hóspedes separada.
O layout resultante é uma reminiscência de uma padronagem em xadrez, alternando entre os espaços internos e externos. O espaço principal de estar e de jantar se estendem do pátio de entrada ao pátio posterior, permitindo uma grande permeabilidade visual. Como a porta principal é elevada do solo, permite que os moradores observem a rua mas ainda se mantenham em ambiente com privacidade, criando uma sensação de perspectiva e refúgio em um entorno urbano denso.
O estúdio de arte, que ocupa o pé-direito duplo é adjacente às áreas de estar principais, mas possui meio pavimento enterrado para enaltecer uma separação de ambientes. Segundo o arquiteto, o objetivo é manter uma conexão entre os moradores a medida que ocupam a casa à sua maneira. Isso virou um tema para toda a casa, criando uma conexão visual de um ponto da casa para o outro, frequentemente através das vistas do jardim e da paisagem. A partir da suíte do casal é possível ver da janela um jardim japonês e a cozinha ao fundo.
"Queríamos que a estrutura parecesse uma casa, não uma caixa", explica o arquiteto Mora. "E os clientes queriam ser bons vizinhos, então as características físicas das outras casas na rua influenciaram o tamanho, a forma e a construção do nova casa." A cobertura em duas águas corresponde às residências do entorno, mas a cobertura plana abriga um jardim no topo. A casa está espalhada pelo terreno, em parte porque isso permite mais conexões internas e externas, mas também mantém a presença geral da estrutura mais baixa e mais de acordo com as casas circundantes.
A casa, que foi construída por Dovetail, inclui janelas sob medida, além dos balcões da cozinha e das prateleiras que percorrem toda a sala de estar em madeira de nogueira. Os armários de banheiro são de Cedro Vermelho, assim como o ofurô. O piso é uma combinação de concreto polido, azulejos e madeira de mirtilo. A fachada é revestida em madeira de Cedro manchado.
Entre as características sustentáveis estão uma barreira de impermeabilização ecológica, aquecimento do piso através de radiação, telhado verde com suculentas e um jardim de chuva na parte posterior que absorve grande parte da água proveniente das coberturas.
Os clientes frequentemente se encontram lado a lado no estúdio de arte, pintando e construindo websites. Em última análise, a residência desafia a vida interessante de seus usuários com linhas simples, elegantes e de "ego desinflado".
Descrição de Produto. O principal material está presente nas paredes compostas de placas de gesso pintadas de branco. Isto possui dois motivos em particular: um deles se refere aos clientes serem artistas com uma crescente coleção particular de arte e as paredes brancas são as melhores superfícies para expor tais objetos, e como este projeto foi regido pelo orçamento, tal escolha se mostrou um material econômico.