-
Arquitetos: THAD; THAD
-
Fotografias:Yao Li
Identificando os Problemas
A construção de médios e grandes teatros em cidades chinesas está a todo vapor desde o início do novo século. No entanto, tais teatros enfrentaram vários problemas em relação à sua operação e manutenção. Realizamos uma pesquisa de cerca de vinte casos e os resultados podem ser resumidos nos seguintes tópicos:
- Tais teatros não sustentam uma operação normal devido à orientação empresarial mal escolhida, aos custos de operação excessivamente elevados, à falta de programas e a baixa demanda do público.
- Eles não conseguem pagar o custo da eletricidade devido ao alto consumo de energia dos edifícios, especialmente por conta dos fechamentos em vidro. Em geral, os aparelhos de ar condicionado são ligados a todas as salas dos teatros; se apenas uma sala está sendo utilizada, todas as outras tem que ser ligadas.
- Eles não conseguem ganhar dinheiro. Devido às restrições institucionais, o investimento apenas cobre o próprio teatro, excluindo instalações comerciais e espaços para o desenvolvimento de indústrias criativas culturais.
- Eles não atraem grandes públicos. Alguns desses teatros estão localizados em novos distritos urbanos, com pouco apoio de comunidades vizinhas.
Devido a estes problemas, alguns dos teatros podem organizar apenas poucas performances por ano. Ao invés de funcionar como o "salão cultural" das cidades, eles se tornaram fardos financeiros para os governos locais.
Resolvendo os Problemas
Juntamente com a Secretaria de Cultura, elaboramos a seguinte estratégia para a cidade de Weinan, a ser implementada durante a concepção do programa arquitetônico:
- Criar uma Companhia de Ópera de Shaanxi, que irá desenvolver um repertório e ser incorporada ao teatro. Priorizar a propriedade intelectual original com características regionais, e ao mesmo tempo atender as necessidades de performances teatrais mais universais.
- Evitar um hall central que leve a várias salas.O exterior deve ser construído principalmente com pedras e tijolos, com aplicação reduzida de paredes de cortinas de vidro.
- Construir instalações comerciais de 10.000 m² para apoio à arte e à cultura. O pequeno teatro não terá assentos fixos e, portanto, pode ser facilmente alugado para reuniões de negócios ou festas.
- Atividades realizadas pelos habitantes das comunidades vizinhas serão levadas em consideração. Disponibilizar um palco ao ar livre ao norte do pequeno teatro, para que os bastidores profissionais sejam compartilhados com artistas amadores. Incluir uma espelho d'água central atraentepara pais e filhos, assim como banheiros / vestiários para atividades ao ar livre sob a paisagem inclinada.
Centro de Artes
Na ausência de um hall central que conduza às várias salas, o projeto será desenvolvido como um cluster de arte composto por três edifícios. Destacando as características locais, o layout assimétrico serve para mitigar a rigidez do eixo principal da área administrativa central. A Ópera de Shaanxi apresenta uma melodia sonora e uma intensa paixão.Com base nesse atributo cultural, os edifícios são variações de uma caixa que contrastam umas com as outras, mas mantêm uma consistência.Os três edifícios são voltados a diferentes direções e dialogam uns com os outros, produzindo assim um senso de lugar.
Características
Os materiais externos dos três edifícios são tradicionais tijolos cinzas do local, pedras e vidro. Um contraste de texturas é visível entre as paredes de tijolos e as paredes em vidro, que apresentam lacunas entre algumas placas para reduzir o consumo de energia.As superfícies verticais de tijolos cinza têm projeções de 2 cm, 6 cm e 10 cm, cujo jogo de sombras pode animar todo o edifício. As linhas oblíquas de aço foram projetadas para ecoar a textura do grande espaço verde na área do centro cultural e administrativo; elas se estendem das paredes e misturam-se ao solo, criando uma relação homogênea com a paisagem. As janelas na parede do sul são moldadas em uma homenagem à arquitetura tradicional de Guanzhong.No terreno, um ambiência especial é criada pelo desenho irregular da paisagem e do espelho d'água, bem como a diversidade de formas arquitetônicas e texturas das superfícies.