- Área: 75 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Joana França
-
Fabricantes: Coral Tintas, Dellabruna, Engefood, LCR Serviços Especializados, Líder, Portobello, TC Iluminação
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um edifício de entrequadra em Brasília, o restaurante Noah foi projetado para trazer modernidade e descontração ao comercio local. O projeto foi concebido buscando a criação de um ambiente moderno, jovem e descontraído, com influências industriais, que pudesse agregar restaurante e bar em um espaço confortável e amplo.
Para a fachada principal do restaurante, voltada para a via de veículos, foi desenvolvida uma composição de painéis metálicos modulares na cor laranja envolvidos por uma tela metálica preta, contrastando com a entrada principal, bastante transparente e convidativa, composta de portas pivotantes em perfil metálico e vidro criando uma fachada marcante no entorno, que desperta a curiosidade do público.
Para a fachada posterior, foi proposto um fechamento em aço e vidro criando uma espécie de varanda externa, delimitada por estantes metálicas com caixas de madeira onde podem ser colocados vasos de hortaliças e flores, valorizando área verde arborizada característica das Superquadras da cidade. A ideia de criar um acesso voltado para a fachada posterior do edifício comercial retoma a proposta inicial de Lucio Costa para os edifícios comerciais de entrequadras, em que o acesso principal seria originalmente voltado para a área residencial.
Além da varanda, o restaurante possui internamente três ambientes: Salão, Lounge e Mezanino. A área do salão fica próxima ao acesso principal e funciona como espaço para refeições e ambiente de bar, onde os clientes podem se acomodar no balcão. A área de Lounge foi projetada para ser um espaço mais descontraído, contando com espaço para DJ e apresentações de música ao vivo. O Mezanino é a área mais reservada do restaurante que acomoda mesas para eventos e comemorações com maior número de convidados.
Por meio da escolha de materiais como como vidro aço e metais, combinados com o tijolo aparente e a madeira utilizada no deck e mobiliários foi possível a criação de ambientes com atmosfera industrial e, ao mesmo tempo, acolhedores e confortáveis.
Alguns detalhes do projeto foram desenvolvidos especialmente para restaurante, como a adega de vinhos que ocupa um pé direito duplo executada em madeira e chapa metálica, e a Luminária principal, desenhada para o hall de entrada, executada em chapa metálica cortada a laser.