![](https://images.adsttc.com/media/images/58b3/37c8/e58e/ce2b/4500/0843/medium_jpg/02.jpg?1488140226)
-
Arquitetos: Carlos Levit, del Puerto Sardin Arquitectos
- Área: 4500 m²
- Ano: 2014
![](https://images.adsttc.com/media/images/58b3/3802/e58e/ce2b/4500/0846/newsletter/03.jpg?1488140285)
28 UNIDADES DE MORADIA
Trata-se de um edifício residencial multifamiliar no bairro de Bajo Belgrano em um amplo lote entre empenas, próximo ao rio da Prata.
![](https://images.adsttc.com/media/images/58b3/3839/e58e/ce4c/d100/04c9/newsletter/05.jpg?1488140340)
Um embasamento contém o hall de entrada, além disso, uma caixa de vidro provista com elementos de madeira regula a relação visual com a rua. Um primeiro filtro conforma um fechamento de vidro e finas chapas de madeira emolduradas por um arco de concreto. Este atua como diafragma entre o âmbito público e o universo privado e recupera, por sua altura, a escala humana. O setor posterior do térreo está destinado às garagens.O resto das mesmas se alojam no subsolo conjuntamente com as salas de máquinas.
![](https://images.adsttc.com/media/images/58b3/391a/e58e/ce2b/4500/0851/newsletter/13.jpg?1488140565)
Os sete pavimentos habitacionais combinam unidades de dois dormitórios com e sem dependências. Nas expansões, um conjunto de brises verticais materializados com finas chapas de madeira e as varandas com cabos de aço conformam uma membrana repleta de trepadeiras que, com o tempo, cobrirão parte das fachadas. Este efeito, em vez de proteger o edifício da incidência solar direta, cria um jardim vertical que enriquece as expansões e as convertem em espaços de transição entre o exterior e o interior das moradias. Assim o edifício se mantem preso entre duas naturezas.
![](https://images.adsttc.com/media/images/58b3/380d/e58e/ce4c/d100/04c7/medium_jpg/04.jpg?1488140296)
O edifício é concebido como a articulação harmônica entre o mineral representado pelo concreto rugoso na totalidade das superfícies, como uma rocha artificial conjuntamente com as superfícies envidraçadas, e o orgânico representado pelas envolventes de madeira e o componente vegetal. Desta forma, cria-se um impacto positivo na paisagem urbana do bairro com a geração de um clima mais natural.
![](https://images.adsttc.com/media/images/58b3/38fb/e58e/ce2b/4500/0850/newsletter/11.jpg?1488140533)
O oitavo pavimento está recuado em ambas frentes e abriga o salão multiuso, churrasqueira, academia e amplos terraços. Todas as coberturas do edifício são acessíveis, com terra e grama, piscina e varandas sobre a academia. As coberturas se tornam mirantes para o rio, para o Parque 3 de Fevereiro e para a cidade.
![](https://images.adsttc.com/media/images/58b3/3905/e58e/ce4c/d100/04d1/newsletter/12.jpg?1488140544)
O impermanente, o incompleto, o imperfeito
![](https://images.adsttc.com/media/images/58b3/3897/e58e/ce2b/4500/084c/newsletter/08.jpg?1488140434)
Um desejo fundamental da nossa produção era converter as obras em seres vivos que pudessem crescer e enriquecer com o passar do tempo e assim experimentar mutações imprevistas, surpreendentes por seu componente orgânico, mudando continuamente com os ciclos naturais.
![](https://images.adsttc.com/media/images/58b3/37c1/e58e/ce4c/d100/04c4/medium_jpg/01.jpg?1488140219)
![](https://images.adsttc.com/media/images/58b3/38b6/e58e/ce4c/d100/04ce/medium_jpg/16-Vista_Frente.jpg?1488140456)
Provocar a experimentação das mudanças sazonais tão esquecidas na vida contemporânea. Deslocar o tempo convencional para deixar renascer um tempo dilatado, não pragmático onde os espaços habilitem a morosidade da contemplação do natural. Conceber uma arquitetura que reinvente o entorno positivamente e nos permita habitar mais em contato com o meio ambiente.
![](https://images.adsttc.com/media/images/58b3/3865/e58e/ce4c/d100/04cb/medium_jpg/00.jpg?1488140384)
A busca pela beleza imperfeita, impermanente e incompleta remete à estética wabi-sabi. A beleza e a serenidade que aparecem com a idade. Uma arquitetura que surge de um processo natural cujas características são a simplicidade, a modéstia, a naturabilidade de suas qualidades materiais e a aspereza autêntica das texturas. Os revestimentos rústicos dos pisos de paralelepípedo e a aspereza das estruturas de concreto armado recebem as marcas orgânicas como um dom. Também a presença da madeira e o crescimento contínuo da vegetação permitem que o tempo embeleze o construído.