-
Arquitetos: OBRA BLANCA
- Área: 365 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Documentación Arquitectónica - Adrián Llaguno
-
Fabricantes: Cemex, Che Alum, Chukum, Ramon Juarez, Rocacero
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Iguana pode ser sintetizada em três volumes independentes conectados por uma ponte. O espaço gerado no meio é delimitado por três fachadas feitas de elementos vazados de argila dispostos da mesma maneira em que uma torre de cartas é levantada, reinterpretando varandas usadas em algumas das construções tradicionais da região.
No piso térreo, a casa tem um programa público e de serviços organizado dentro dos limites dos três volumes. No primeiro andar, por outro lado, encontramos um programa exclusivamente privado, distribuindo um dormitório em cada volume.
A casa é apoiada sobre um rodapé de concreto, uma extensão monolítica da fundação que emerge da terra - como raízes de uma árvore, reflexo da sua base estrutural.
A luz desempenha um papel importante quando funciona em conjunto com os elementos vazados. Um jogo de luz e sombra atravessa os espaços, materializando a passagem do tempo.
Os materiais naturalmente expostos dão à casa a sua cor e textura no interior e exterior. Todos são de fácil manutenção e possuem presença suficiente para dignificar a obra ao longo do tempo.
Originalmente publicado em Julho 04, 2017