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Arquitetos: MAYU architects+
- Área: 2 m²
- Ano: 2015
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Fotografias:Shawn Liu Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. Beigang Township é o epicentro da adoração taiwanesa de Mazu, uma deusa chinesa do mar. Portanto, o Templo de Beigang Chao-Tien para Mazu e seus arredores formam uma área central com significado histórico local. No entanto, Beigang, bem como outras cidades da planície ocidental de Taiwan, enfrenta a mesma expansão suburbana, exacerbada pelo desenvolvimento da construção desordenada resultante da falta de um planejamento coeso. O terreno do projeto está localizado no canto noroeste do campus da Escola Primária Bei-Chen, existente há 90 anos, bem no eixo da expansão suburbana.
O programa do novo Centro Cultural Beigang é composto principalmente por um auditório de 400 lugares, um espaço de exposição permanente e um espaço para exposições temporárias. Devido ao seu volume significativo e por ser um edifício cívico, o centro de cultura integra as ruas adjacentes e se estabelece como um importante quarteirão da cidade.O edifício em forma de L é então dividido em dois volumes, respondendo ao cruzamento existente. O maior volume, do auditório, e o menor volume, da sala de exposições, estão revestidos com diferentes tipos de granito. O topo dos dois volumes também é angulado de forma diferente, criando um diálogo entre eles. As coberturas são livres de equipamentos no telhado para que o centro de cultura tenha uma aparência limpa e refinada, diferente dos edifícios circundantes cheios de equipamentos desagradáveis aos olhos e coberturas sem graça. Além disso, a praça em frente ao edifício varia em elevação, e as escadas alongadas formam a borda linear ao longo da calçada pavimentada na rua adjacente.Único nas cidades taiwanesas, este projeto cria uma variação sutil no terreno e gera um efeito visual dinâmico que muda com ângulos de visão.
O fluxo espacial interno e a transparência criada pelas aberturas de vidro que tocam o solo contrastam com os substanciais volumes opacos construídos acima. Na verdade, a transparência abaixo desses volumes se torna uma linha de referência que os conecta e faz parecer que eles flutuam acima da praça. O lobby linear estende a circulação ao longo do eixo longitudinal do edifício. Ele se une às escadas no ponto de encontro dos dois eixos da planta em L e conecta os espaços de exibição empilhados com a entrada secundária de forma dinâmica.As escadas na outra extremidade do lobby levam ao foyer do segundo andar, em balanço, que, além de confundir a relação espacial interna-externa, também deixa visível ao público o movimento dentro do foyer transparente. O formato do interior do auditório apresenta uma tipologia de caixa acústica, em vez de confiar em refletores de som individualmente posicionados. O forro inclinado acima do palco e os painéis acústicos de madeira perfurada sobre o auditório ajudam a propagar o som corretamente e a eliminar as ondas sonoras estacionárias.O ar condicionado é distribuído através de aberturas localizadas debaixo dos bancos do auditório para que haja uma maior eficiência energética, fazendo com que o equipamento de ar condicionado principal possa estar localizado abaixo do auditório e não na cobertura, liberando-a para apenas refletir o conceito formal da edificação.