-
Arquitetos: Estudio Carranza Arquitectura, Gálvez Autunno Arquitectos; Estudio Carranza Arquitectura, Gálvez Autunno Arquitectos
- Área: 400 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias: Jackie Ríos
-
Fabricantes: Acor, Aluar, Siderar
Descrição enviada pela equipe de projeto. No que era anteriormente uma fábrica de lingerie, localizada em um bairro de casas baixas na cidade de Buenos Aires, a agência criativa La Comunidad nos encomendou o projeto de seus escritórios.
O prédio, de dois níveis, sofreu uma intervenção anterior e possuía um revestimento de folha preta em seu topo: decidimos estendê-la ao piso térreo, transformando-o em uma caixa escura, introvertida, cuja única "janela" é a porta de acesso, na qual as vidraças funcionam como um pequeno espaço de exposição flexível.
Os espaços interiores, em contraste com o exterior, são abertos, de tons claros e estão organizados a partir dos cubos que conformam as salas de reunião: no térreo revestidas de madeira em diagonal e no pavimento superior com paredes espelhadas. Em ambos os casos, o caráter austero do revestimento homogêneo dá lugar à surpresa no interior com um forro sobre qual descansam os prêmios obtidos pela agência e outro no qual predominam os vermelhos e o tom intimista da madeira.
O ferro e a madeira são parte do plano de fundo e figuram o que compõe o clima do projeto: a ideia de certa "domesticidade" que evita o ambiente laboral padrão e colabora com a criação de um ambiente distendido.
A cozinha se funde com o jardim magnificando o espaço, convidando ao encontro.