Um ano atrás, a empresa holandesa de telecomunicações KPN anunciou a mudança de sua antiga sede em Haia para a icônica torre inclinada projetada por Renzo Piano, localizada ao pé da Ponte Erasmus em Roterdã. Concluída em 2000, a torre agora passará por um extenso projeto de renovação e expansão a cargo do escritório V8 Architects.
O próprio Piano foi consultado no processo de projeto e a proposta do V8 recebeu sua aprovação. "Como um escritório de Roterdã, estamos orgulhosos por termos sido convidados a dar a esse edifício emblemático uma nova vida", disse Michiel Raaphorst, do escritório V8. "E estamos honrados por nossa intervenção ter sido aprovada por Renzo Piano".
Com um novo contrato de aluguel de 20 anos, a KPN tem a oportunidade de realizar melhorias neste que já é um edifício distinto. A intenção é conseguir isso de forma sustentável, criando espaços de trabalho viáveis em edifícios de escritórios existentes nos Países Baixos. O projeto busca manter a identidade e integridade da torre existente.
A renovação proposta pelo V8 compreende uma fachada de vidro, complementando a torre existente e envolvendo-a suavemente. O novo ambasamento oferece um elemento de transparência na base da torre, criando três pontos de acesso: na rua, na praça e na beira-mar. A extensão incluirá um auditório para 350 pessoas, dois restaurantes, 1.600 postos de trabalho e um Centro de Experiência, para aumentar a colaboração e a realização de eventos comunitários na região.
O projeto de renovação tem conclusão prevista para o fim deste ano.
Arquitetos
Architect
V8 ArchitectsProject Manager
SavillsStructural Engineer
Royal Haskoning DHVInstallation Advisor
DeernsBuilding Physics & Acoustics Consultant
DGMRFire Safety Consultant
DGMRContractor
Dura VermeerÁrea
25490.0 m2Ano do projeto
2017Fotografias
V8 Architects
Via: V8 Architects.