- Área: 200 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Gustav Willeit Guworld
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está situado a 1000 metros acima do nível do mar na aldeia de Vorarlberger Laterns. O terreno foi considerado inadequado, uma vez que é uma área restante entre uma seção da rua. Para tirar proveito da visão fantástica e reduzir o impacto na terra ao mínimo, o prédio é posicionado na extremidade do local e redigido de forma compacta e alongada.
O projeto da casa baseia-se nas casas agrícolas arquitetônicas tradicionais e no típico Walserhouse. O telhado de duas águas e a fachada de madeira representam elementos do presente.
O programa é organizado em dois pavimentos. No nível da entrada, existe uma cozinha aberta e sala de estar. O layout apertado e a organização rigorosa da planta oferecem um máximo de luz natural no piso principal. Dormitórios e banheiros estão situados no último andar.
Algumas partes abertas correlacionam os diferentes níveis do projeto. A pele exterior do edifício está feita de ripas de lariço com diferentes espessuras. A construção interna está construída com a mesma madeira, mas com uma aplicação planificada e lixada.
A primeira vista, o projeto não parece tão espetacular, mas é uma prova convincente da reativação de edifícios tradicionais sem utilizar clichês de uma casa florestal clássica. É uma realização cultural que também mostra o contexto da atualidade. É num olhar mais próximo que se revela a sutil intervenção.