- Área: 140 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Cacá Bratke
-
Fabricantes: Bontempo, Estúdio Bola, JN Vitorino, Villa Della Pietra
Descrição enviada pela equipe de projeto. Além de ser um material durável, a madeira tem o poder de deixar qualquer ambiente aconchegante. Mas como utilizá-la em sua totalidade, revestindo piso, paredes e móveis, misturando tipos diferentes, e não errar na mão? Este apartamento em São Paulo, onde vive um jovem casal, é um belo exemplo.
Projeto de Ricardo Caminada e Daniela Cianciaruso, sócios do escritório Díptico, a residência possuía 140 m² e, depois de ter algumas de suas paredes colocadas a baixo para integrar cozinha e sala, foi a vez de partir para os revestimentos - no caso, a madeira, que ganhou diversas interpretações.
Segundo a dupla, o material foi uma sugestão para dar o tom "rústico, descontraído e chique" elaborado como conceito do projeto. Logo na entrada, um painel ripado de freijó divide sutilmente a entrada da sala de jantar, direcionando o olhar para o estar e, do lado oposto, servindo de pano de fundo para um mini bar.
O freijó predomina na área social integrada, harmonizado com o piso de ipê que já habitava o apartamento. O material surge ora de forma ripada, no painel de TV e na divisória do hall, ora como uma superfície lisa para um pilar da cozinha disposta em ilha. Note que, para deixar a marcenaria mais leve, os arquitetos não seguiram com o revestimento até o teto, parando na altura da viga que divide sala da cozinha.
No living, o sofá da com almofada de nó, o tapete da Botteh e a banqueta da Tidelli empregam o off-white, enquanto a mesa lateral e a banqueta, ambas do Estudiobola, e a poltrona de Sergio Rodrigues (Dpot) seguem na madeira. O centro de mesa da Carbono Design destaca o cinza, mesma cor utilizada na cozinha.
A nuance acinzentada aparece em armários com visual clássico, execução da Bontempo. Ali, o piso recebeu um porcelanato neutro (Portobello), em função da praticidade para o dia a dia. O tampo traz um silestone Whitestorm da Villa Della Pietra.