- Área: 3291 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Leonardo Finotti
-
Fabricantes: Bobrik, Cecrisa, Deca, Gail, OWA, Plaka
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício do Instituto Ling, localizado numa esquina no bairro de Três Figueiras, em Porto Alegre, é um volume que, a partir da rua, vê-se baixo e levemente destacado do solo, como um objeto que flutua em meio ao jardim.
A fachada principal, voltada a Sudeste, é praticamente cega – a única abertura é a da porta de entrada, acessível por uma rampa sinuosa que se eleva por sobre o jardim. Já a fachada Sudoeste, em contraste, é mais leve e transparente, com brises verticais a controlar internamente a iluminação.
A partir da entrada e adiante, o visitante percorre uma sucessão de galerias. Elas dão acesso, em diferentes pontos, à recepção, à loja, ao café e a um pequeno espaço expositivo, até que se chegue à entrada do auditório.
Cada trecho desta galeria tem formas diferentes de abertura para o exterior, de acordo com a luz desejada - e que o uso determina . E assim, o primeiro trecho - onde estão a recepção e a loja - recebe uma luz filtrada, através dos brises verticais/vidros instalados na fachada. Continuando o percurso, à direita, chega-se ao café - aqui, há a alternância entre uma parede cega e um pano de vidro que se estende do chão ao teto, com portas que dão acesso a uma varanda aberta. Por fim, à direita novamente, chega-se ao espaço para exposições e à entrada do auditório, com farta iluminação zenital.
Os acabamentos na circulação/galeria são neutros, com paredes e forro brancos e piso cimentado cinza. Em contraste, os ambientes de apoio, acomodados em nichos abertos a essa circulação (loja, café, acesso ao auditório e escadaria), têm paredes revestidas com painéis de madeira.
Em um percurso diferente, à direita da entrada principal, tem-se acesso às salas de curso, sala de reunião, toaletes e a escada que conduz ao andar inferior.
No pavimento inferior estão salão de eventos, cozinha para cursos, sala para degustação, e área administrativa. A cozinha foi projetada para a realização de cursos de culinária, mas serve também ao apoio de eventos. É conectada a uma sala de degustação - com mesa de jantar para doze pessoas – por sua vez integrada ao jardim lateral. O salão de eventos permite a organização de exposições, apresentações musicais e atividades sociais diversas. Amplamente envidraçado em duas das faces, abre-se para os jardins de fundo e lateral.
Os acabamentos predominantes neste pavimento são paredes e forro brancos e piso de madeira, exceto na cozinha e sala para degustação, onde o piso recebeu um revestimento cerâmico.
O edifício possui ainda um subsolo com garagem, depósitos, áreas técnicas e vestiários para funcionários.