Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma sede de hóspedes localizada em uma parte do parque de energia eólica de Jaffna. Situa-se próximo a uma lagoa e uma paisagem plana de terra. A sede é parte do eixo vertebral das 16 plantas de energia eólica, o qual começa com a entrada e termina no edifício de escritórios. Trata-se de um projeto simples com orçamento baixo desenhado para não causar danos à vegetação local.
Os dormitórios de hóspedes são destinados aos engenheiros e visitantes, além de membros da equipe. Foram construídos em uma relação muito próxima com o contexto, com uma sala de estar aberta no térreo e acabamentos que refletem as cores de seu entorno.
O programa do térreo consiste em uma sala de estar aberta, sala de jantar, cozinha, quartos de cuidadores e uma lagoa rasa com uma escada em caracol estrutural que conduz ao pavimento superior. O térreo tem um pé-direito de quase 5 metros, o que se soma à experiência espacial de uma paisagem aberta silvestre.
A lagoa no centro do edifício com diferentes profundidades de água, capta o reflexo moinho de vento e atua como o olho do oculus. É uma presença constante frente a uma tela de fundo formada pela exuberante vegetação misturada com o céu iluminado. Ela também captura o reflexo dos moinhos de vento junto à paisagem de lagoas, pântanos e pastos varridos pelo vento. As quatro quinas são cortadas pela lagoa no centro, criando a noção de um eixo que se abre para fora.
O pavimento superior consiste em uma sala de estar, dois dormitórios para a equipe e dois dormitórios de hóspedes. Cada cômodo tem vista para a paisagem circundante com muita luz e ventilação, proporcionando um espaço luminoso e arejado. Cada dormitório possui um banheiro que tem um pátio aberto ao céu para que haja ventilação natural.
As telas de madeira proporcionam luz filtrada e ventilação constante. Além delas, as telas de vidro internas tornam viável a opção de desaparecer nas paredes das quinas do edifício, liberando as vistas para a paisagem do entorno.
As telas de madeira atuam, também, como uma camada adicional de proteção contra o valor das janelas internas. Há, ainda, uma opção para condicionar o espaço futuramente, caso seja necessário. A cobertura parece estar flutuando apoiada por pilares de aço.
A temperatura pode subir durante os meses quentes de verão, por isso optou-se por controlar o microclima interno através do uso de paredes de telas de madeira, varandas e terraços.