- Área: 960 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Leonardo Finotti
-
Fabricantes: Carpete, Cortina Rolo, Cuba, Divisória retrátil, Divisórias Industriais, Louças e Metais, Luminárias, Marcenaria, Marmoraria, Mesas de reunião, Mesas de trabalho, Mobiliário decorativo, Móvel Cadeiras de trabalho, Vidraçaria
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício Argentina, situado na praia de Botafogo, é um centro empresarial referência na Cidade do Rio de Janeiro. Construído em 1978 em arquitetura “brutalista” dos anos 70, tem planta em dois blocos de elevadores com distribuição central em linha. Ao nos chamarem para implantar a filial do RJ do escritório de advocacia para quem havíamos projetado a sede em São Paulo, deparamo-nos com um prédio onde as recepções dos andares ficavam sempre em posição central junto aos elevadores, local escuro e longe da luz do dia.
O partido que adotamos foi justamente o de reverter esta lógica e resgatar a vista do Pão de Açúcar – paisagem ícone da cidade – para dentro da recepção. De modo que todos que chegassem ao andar se surpreendessem com a bela paisagem externa. Para isso ampliamos esse eixo central de circulação até a extremidade da fachada da praia. Uma parede espelhada neste local duplica a bela imagem desta paisagem. Continuando este mesmo eixo no sentido oposto, foi criado um acesso secundário de funcionários passando por um conjunto de estantes suspensas que formam a biblioteca do escritório.
Atrás desta, desenvolve-se o amplo salão de mesas de trabalho coletivo, ladeado por salas privativas de advogados. Salas de reunião desenvolvem-se ao longo da fachada da praia a partir de cada lado da recepção. A escultórica luminária Clouds, desenhada por Frank Gehry, complementa a iluminação do hall de elevadores e dá vida ao conjunto.