-
Arquitetos: gmp Architekten
- Área: 139355 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Christian Gahl
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em Pequim os arquitetos von Gerkan, Marg and Partners projetaram os edifícios da fábrica tecnológica Huawei. Após os anteriores trabalhos em Shenzhen e Chengdu, este é o terceiro centro de pesquisa e desenvolvimento para a corporação de telecomunicações da China feito pela equipe. A incorporação, com uma área bruta de 85.000 m² e um desenho semelhante ao de um campus, proporciona um ambiente de trabalho que se beneficia de uma estreita relação com a paisagem circundante. Quase todos os lugares de trabalho se orientam ao parque exterior.
A característica do lugar, localizado a noroeste da capital chinesa, no Parque de Proteção Ambiental de Zhongguancun, é dada pela impressionante silhueta das montanhas a oeste. Desenhados com padrão de um campus, os três edifícios para pesquisa e desenvolvimento são agrupados ao redor do edifício localizado no centro do parque aberto. O terreno é acessado por meio de uma rodovia externa e uma rede interior de caminhos pedonais.
Os quatro volumes dos edifícios são compostos por dois elementos quadrados que se cruzam e que, em planta, formam o número oito, limitando um pátio de entrada e um jardim. Tanto o pátio quanto a área do jardim se abrem - como uma passarela - à paisagem, criando assim uma área de transição entre os edifícios e o parque. O primeiro pavimento foi desenhado como uma base sólida com elementos de pedra natural de cor clara, sobre os quais descansam os pavimentos superiores de cor mais escura. As fachadas superiores consistem em painéis metálicos que se alternam com vidros fixos e esbeltas janelas de ventilação. Os pisos superiores estão visualmente separados do primeiro pavimento pela faixa horizontal de vidro no segundo pavimento.
O edifício da cantina apresenta uma sequência similar de espaços, com uma suave transição desde a paisagem até a arquitetura. Com seu aspecto monolítico e de cor clara, o edifício apresenta um caráter diferente de acordo com sua função pública de lugar de encontro para os funcionários. No seu centro encontra-se o grande pátio que acolhe o hall. Uma claraboia permite a entrada da luz solar no corredor principal. Os edifícios da Fábrica Tecnológica Huawei são um conjunto que deriva sua singularidade da integração espacial da arquitetura e da paisagem e a interação das características e do desenho. Unida pela ordem geral e pela escala dos volumes, a experiência do usuário é reforçada pelas atrativas vistas que oferecem a rede de caminhos e a variada sequência de espaços.