- Área: 2478 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Hufton+Crow
-
Fabricantes: Vectorworks
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com uma espiral em planta, o centro está desenhado com formas contínuas, empilhadas e entrelaçadas. Revestida com uma tela de madeira - construída com lariço escocês - a dinâmica fachada está marcada com faixas lineares de aberturas operáveis e uma série de terraços ao ar livre. Além disso, as paredes de vidro inclinadas ao norte e sul contém a forma da espiral e oferecem vistas espetaculares da pitoresca cidade de Durham e da Catedral. A forma ativa do edifício unifica um programa rigoroso e repetitivo de espaços de trabalho privados, ao longo do seu perímetro, com um espaço interior comunitário de vários pavimentos ativado por espaços de reunião e uma enorme claraboia central. Criou-se uma nova identidade para o centro que tem como resultado um espaço de trabalho individualizado e único que gera um sentido de conexão e comunidade.
Daniel Libeskind disse: "Este projeto é um exemplo de como desenhar um edifício altamente sustentável e dinâmico dentro dos exigentes requisitos do programa. A luz e a abertura estão no centro do desenho; em cada passo do processo de desenho incorporamos materiais simples porém robustos, e consideramos a experiência dos usuários para criar este importante edifício para a Universidade de Durham".
Os visitantes do centro entram através de um hall envidraçado cheio de luz. Os interiores empregam uma paleta natural cinza suave nos pilares e coberturas de concreto junto com um acabamento de madeira cálida e vidro fosco. Posicionar os escritórios no perímetro do centro permite que cada espaço se beneficie da luz natural e ventilação. Além disso, as portas e janelas envidraçadas transmitem mais luz desde o exterior até o átrio central. Generosos terraços criam espaços para reuniões improvisadas ou lugares para simplesmente relaxar e desfrutar do ar fresco. As claraboias iluminam o átrio central e as áreas de reunião. Todo o programa do edifício se desenvolve ao redor de uma série de espaços comuns flexíveis.
As áreas do térreo estão abertas e disponíveis para o público, com uma sala de seminários / reuniões (100 lugares) que pode ser utilizada para eventos. O segundo pavimento conta com um espaço social central onde os funcionários e estudantes de pesquisa podem trabalhar juntos de maneira informal. Esta área central também serve como cenário para apresentações formais, eventos de arrecadação de fundos ou anúncios especiais. As salas de reunião adjacentes, com instalações de videoconferência, permitirão discussões em grupo e uma colaboração mais ampla. O terceiro pavimento abriga espaços adicionais de escritórios e está aberto aos pavimentos inferiores.