- Ano: 2017
-
Fotografias:Bart van Hoek
-
Fabricantes: Foreco, Lace Fence, VBI
Descrição enviada pela equipe de projeto. Zutphen (Holanda) recentemente ganhou um novo estacionamento. O edifício está localizado junto à estação de trem da cidade, no distrito de Noorderhaven. O projeto foi feito pelos arquitetos do escritório MoederscheimMoonen Architects. Com um total de 375 vagas de estacionamento e bicicletário para mais de 600 bicicletas, o complexo P+R responde à crescente necessidade destes serviços nas proximidades da estação de Zutphen.
As instalações de P+R próximas à estação de trem são parte do distrito de Noorderhaven, uma nova área residencial e comercial no município de Zutphen. O antigo polígono industrial Noorderhaven, situado junto ao centro histórico da cidade, era visível de trem, além do rio IJssel, atualmente em reconstrução. O projeto para o estacionamento inclui referências aos armazéns históricos e às indústrias tradicional que costumavam dominar esta parte da antiga cidade holandesa. Estas características foram expressadas, tanto no desenho geral do edifício, quanto na escolha de seus materiais.
As paredes laterais da construção alongada cercam as duas passagens principais que orientam o tráfego rodoviário e os pedestres sob a linha ferroviária. O desenho presta especial atenção nesses corredores. Em um extremo, encontra-se o transporte vertical do estacionamento, que toma a forma de duas rampas em formato de hélice. Estas atrativas formas se expandem conforme haja movimento de pessoas para cima, dando ao edifício um aspecto fortemente escultórico e dinâmico. A outra parede lateral inclui uma clara referência à tipologia do armazém através de sua silhueta de desenho característico e das persianas de madeira.
O edifício é "levantado" por colunas galvanizadas, de forma divertida, em referência à antiga natureza industrial do local e à ponte de aço próxima sobre o rio IJssel. Este plinto aberto maximiza a insolação do dia no nível da rua. A fachada dos outros pavimentos foi revestida com tábuas de madeira. Graças à natureza aberta desta superfície, o edifício conta com uma ampla iluminação e ventilação naturais. As tábuas foram montadas em uma variedade de ângulos, que se combinam para criar uma superfície dinâmica e interessante. À noite, as tábuas revelam feixes de iluminação LED verticais utilizados para iluminar todo o edifício.
O interior do parque de estacionamento satisfaz os requisitos mais rigorosos estabelecidos pelo regime do European Standard Parking Award (ESPA). Além disso, o desenho do projeto permite a adição simples de um andar extra em caso de aumento da demanda por vagas.