- Área: 340 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Åke E:son Lindman
-
Fabricantes: FLOORGRES, G-FAB
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um spa com duas piscinas foi completado adjacente à uma mansão de 1796 no sul da Suécia.
O spa possui uma piscina coberta para o inverno e uma ao ar livre para ser desfrutada no verão. Esta última se encontra em uma espécie de pódio que nivela a inclinação natural do terreno onde está localizada a mansão. Assim, cria-se uma plataforma a partir de onde é possível ter uma vista elevada sobre a parte posterior do terreno.
A piscina coberta está oculta dentro deste pódio, assim pode-se dizer que uma piscina está por sobre a outra. As duas áreas de spa são uma o espelho da outra. O exterior está sobressaliente enquanto que o interior está num vazio, mas ambos compartilham do mesmo padrão conceitual.
Tomando inspiração geral da mansão Gustaviana (Neoclássica) e os padrões do piso de madeira em parquet da época de sua construção em particular, o conceito se constrói em chevron (um tipo de taco francês).
Os decks em madeira e os azulejos cortados a laser sob medida compartilham do mesmo padrão dos parquês, mas em escalas diversas. Duas estruturas com formato similar à casa tradicional estão colocadas aqui, como uma extrusão, no pódio próximo à piscina interna. A estrutura-casa maior é uma cozinha coberta exterior e uma área para refeições. A menor e mais estreita acolhe a circulação para o ambiente interno no nível inferior.
O spa harmoniza com a mansão em proporções, mas não recria seu estilo histórico. As formas e padrões do novo acréscimo são interpretações contemporâneas da composição clássica.
Os azulejos de grande tamanho (quando comparados aos parquets normais) são brancos, o que permite que sejam vistos de cor turquesa pela profundidade da água. Cada passo em direção à parte mais funda da piscina representa um tom mais forte de turquesa. A água em si não é tratada como um elemento transparente, mas sim como um elemento visível que compõe um dos materiais da paleta; um material com a função acrescida de elevar à superfície da água a padronagem dos azulejos do fundo da piscina, refratado e distorcido pelas ondulações.
Sauna e chuveiros estão localizados atrás de uma parede escura de vidro jateado escuro, junto à piscina interna. A coloração escura faz como que o vidro atue como superfície refletora, amplificando o padrão do chevron. A paleta de materiais do spa é composta por quatro materiais: madeira, azulejos, água e vidro. O padrão de chevron da madeira é sobreposto nos azulejos, amplificado e modulado pela água e refletido pelo vidro.