- Área: 500 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Moreno Maggi
-
Fabricantes: Heradesign, Lineacem, Lubea Soluzioni, Mateca, Paint Makers, Samsung, Zumtobel
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa da Música de Pieve di Cento nasceu do desejo de criar estruturas e espaços adequados para dois programas: a promoção de concertos da Sociedade de Música de Pieve e o ensino musical no município da Escola de Ensino Médio com ênfase musical.
A linguagem arquitetônica é inspirada pela tradição musical já enraizada na cidade, resultando em um edifício composto por vários elementos independentes, não diferentes dos "instrumentos" em uma orquestra, que coletivamente geram o todo. A referência aos instrumentos musicais também é alcançada através da escolha de painéis de madeira de carvalho, que reveste o exterior e o interior e permite - como nos corpos dos instrumentos - a contenção e a amplificação do som.
O edifício consiste em 9 pequenos laboratórios circulares de música, ligados por uma "praça" que atua como espaço de distribuição e torna-se um lugar de compartilhamento e diálogo entre jovens músicos. Esta área central também se destina a grupos musicais e pequenos ensaios.
A Casa da Música está localizada em uma parte da antiga área de fabricação da Lamborghini que, após uma cuidadosa restauração com a ajuda do município, foi renovada e transformada em um parque de lazer. O terreno é acessado por uma ciclovia que o conecta ao centro da cidade e ao novo distrito de expansão ao sul do centro histórico; ao mesmo tempo, um banco de madeira curvilíneo envolve a edificação e cria lugares de descanso em frente ao parque. A Casa da Música torna-se assim um espaço que pode ser usado a qualquer hora do dia: um espaço de encontro para toda a comunidade, não só para aqueles envolvidos com a música. Iluminado externamente, à noite, a Casa da Música se apresenta à população como uma "lanterna" contínua e reconfortante para encorajar a continuação das atividades musicais e recreativas.
Os edifícios foram construídos em alvenaria estrutural, o que contribuiu para sua alta inércia térmica e seu bom isolamento acústico. A fachada ventilada, formada por ripas curvas de carvalho, garante um excelente desempenho energético e dá ao edifício uma qualidade arquitetônica impressionante. O projeto dá uma atenção especial à acústica dos espaços internos a partir do uso de materiais e estratégias para reduzir a reverberação. Um sistema autônomo para cada sala de aula garante o uso flexível dos espaços em todas as horas do dia.