- Área: 1875 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Ken'ichi Suzuki
-
Fabricantes: Sasakura Engineering, YKK AP
Descrição enviada pela equipe de projeto. YKK80, a nova sede do grupo YKK Group, foi erguida no terreno ampliado onde se construiu a sede original em 1963. Ela está situada em uma concorrida zona ao longo da rua Showadori e da rodovia elevada Metropolitana.
O projeto do edifício se desenvolveu sobre a base dos seguintes temas: um desenho que tenha uma presença adequada no bairro para a nova sede do Grupo YLL; um edifício de escritórios desenhado com funcionalidade / confiança / conforto que proporcionaria um ambiente de trabalho seguro e agradável, um lugar que animaria a interagir e contribuir com o bairro, que tem uma rica história na manufatura.
A fachada principal, oeste, ao longo da rua Showadori, está composta por uma tela de alumínio e um sistema de pele dupla com persianas embutidas. A combinação protege o interior do forte sol do oeste e do ruído exterior, enquanto proporciona uma vista controlada do bairro urbano desde o interior do edifício. Dado que a fachada ao longo da rua teria um tamanho bastante significativo, de aproximadamente 60m x 40m, procurou-se criar uma expressão variada mantendo a uniformidade através de uma tela com duas camadas de alumínio delicado com uma secção em Y.
Nos pavimentos dos escritórios, os elevadores encontram-se no centro do térreo em forma de 'L' para criar um espaço de trabalho contínuo, facilitar o movimento entre os pavimentos e possibilitar um grande espaço de trabalho ao longo da rua Showadori a oeste. Áreas de trabalho, reunião, banheiros, áreas de relaxamento estão ao redor da escada aberta que une o quarto pavimento à cobertura para fomentar a comunicação entre os funcionários de diferentes andares.
O espaço de trabalho está climatizado com um sistema cômodo porém consistente de energia, utilizando o sistema radiante de calefação e resfriamento com umidificação a base de dessecante.
Uma suave brisa também é proporcionada para maior comodidade na área ocupada. A iluminação ambiental e de trabalho favorece o espaço de maneira eficiente. Os acessórios lineares LED do forro estão desenhados para que a luz reflita os painéis levemente inclinados melhorando, assim, a iluminação geral do espaço de trabalho. São proporcionadas luzes para cada tarefa no escritório. Os sensores de movimento e de iluminação natural são instalados para uma maior economia de energia. São incorporadas, também, outras medidas de economia como o uso do calor geotérmico, a reutilização da água da chuva, a instalação de acessórios hidráulicos eficientes para alcançar uma redução do consumo total de energia em 60% em comparação com os edifícios comerciais japoneses típicos. Além disso, os materiais foram cuidadosamente selecionados e medidas agressivas foram tomadas para melhorar a qualidade do ar interior e tornar a obra o primeiro edifício comercial no Japão a obter a certificação Platinum LEED Core & Shell.