- Área: 180 m²
- Ano: 2017
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Fotografias:Haruo Mikami
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Fabricantes: Microreve, Paulo Alves, Suvinil
A Loja COR está localizada em uma garagem no subsolo de um centro de compras em Brasília.
O cliente nos solicitou o projeto para um espaço comercial que teria dois usos principais: uma loja de produtos de pintura especiais de uma marca de tintas e um lugar para exposição das peças do arquiteto e designer Paulo Alves. Além disso, o mesmo espaço deveria ser mantido suficientemente livre de obstáculos e flexível para o ser usado em eventos diversos. Como conectar usos tão distintos em um mesmo lugar?
Nos baseamos no trabalho de Paulo Alves e seu gosto pela arte concretista para iniciar o projeto. Vimos ali um elemento importante que poderia conectar as diferentes funções do espaço: o uso da cor. Segundo Theo van Doesburg em seu “Manifesto da Arte Concreta”, de 1930, o Concretismo “não é abstrato, pois nada é mais concreto, mais real, que uma linha, uma cor, uma superfície". Assim como nas intenções expressadas no “Manifesto”, nos interessava explorar a ideia da cor como algo palpável. Estudamos algumas obras dos artistas Felix Varini e George Rousse e sua proposta de construir desenhos que só existem a partir de um ponto específico de observação.
O acesso principal à loja é feito através de uma antessala escura com paredes, pisos e teto pintados na cor preta. No entanto, a partir de um ponto específico de observação seu espaço interior se apresenta como uma série de paredes brancas sobre um fundo de piso e teto igualmente brancos. O espaço que é totalmente branco à primeira vista lentamente revela “bolsões” coloridos na medida em que o visitante se movimenta pela loja. O efeito foi conseguido através do traçado de linhas de perspectiva que definem trechos de piso, teto e fundos de paredes que ficam completamente escondidos quando observados a partir de um ponto específico na entrada da loja. Tanto os fundos das paredes quanto as áreas definidas por essas linhas receberam a aplicação de diferentes cores. Sendo assim, o uso da loja como um grande expositor colorido apenas se revela através do movimento do observador por seu espaço.
Uma vitrine secundária lateral voltada para um pequeno grupo de vagas de garagem revela o interior da loja por completo, funcionando como um grande corte esquemático do projeto.