- Área: 497 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Kim Jaeyoun
-
Fabricantes: FILOBE, NANOOMTECH
Descrição enviada pela equipe de projeto. A pequena cidade de Gijang, próximo a cidade portuária de Busan e segunda maior cidade da Coreia, é famosa por seus belos cenários de orla, pontados por rochas erodidas, águas límpidas e grupos de grandes árvores de pinheiros. Waveon, um café de praia, está localizado em uma colina com vistas para a costa de Gijang. Nosso cliente queria construir um edifício de 500 m² para um café onde pudesse ter vistas para a orla de qualquer lugar do volume. Inserido na paisagem, a questão mais significativa deste projeto era como desfrutar das belas vistas cênicas encontrando uma relação entre a arquitetura construída e o entorno natural.
Localização
A condição da arquitetura orientada para as vistas externas é desenvolvida com a maximização das aberturas frente ao mar e a praia. Dentro da proporção construída, o espaço vazio no centro pode ser uma solução otimizada para se criarem mais locais com vista para o mar. Isso foi personificado ao empilhar espaços longos e sequenciais que tivessem altura variada e estivessem conectados uns com os outros através de uma passarela.
Espaços de Sentar
Além dos interiores, o espaço externo desde edifício consiste de mobiliário externo chamado de 'Pyeongsang', tradicionalmente utilizado para um pequeno grupo de atividades como o consumo de chá em comunidade. Ao invés de um grande terraço na praia, uma série de Pyeongsang sob a sombra dos pinheiros possuem um papel significativo como espaços semi individualizados, onde temos a oportunidade de desfrutar uma xícara de chá envolto por um cenário natural. O muro de concreto perfurado de forma oblíqua oferece um prazer para espiar a orla do mar além dos altos pinheiros. Neste edifício onde a natureza e a arquitetura se reúnem através de maneiras mais meditativas, mas divertidas, podemos experimentar um novo tipo de retiro além do café.