- Área: 5800 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Ivan Brodey
-
Fabricantes: Norka lighting, thyssenkrupp
Descrição enviada pela equipe de projeto. Løren, uma antiga zona industrial e acampamento militar, nos últimos anos surgiu como um novo e atraente bairro residencial. Para aprimorar o desenvolvimento da área foi planejada uma nova estação de metrô.
A estação está a 27 metros abaixo do solo e é acessada por escadas, escadas rolantes ou elevadores nas duas entradas.
O vestíbulo principal consta de uma parte fechada e técnica, realizada em concreto, e uma parte pública feita de aço e vidro. As grandes vigas de aço do teto permitem um espaço aberto e sem colunas, e uma série de claraboias se abrem para gerar condições de luz variáveis durante o dia. Três escadas mecânicas diferentes com passagens interconectadas proporcionam uma sequência espacial variada no caminho para a plataforma. A circulação da estação é um túnel com uma plataforma média e uma forma abobadada natural.
As extensas instalações técnicas contribuíram com o conceito arquitetônico, as expondo ao invés de tentar esconde-las. Isto dá à estação um ambiente robusto e industrial; uma máquina gigante de aço e concreto que leva as pessoas dentro do sistema de metrô.