ARQ.FUTURO REALIZA SEMINÁRIO SOBRE PATRIMÔNIO E DESENVOLVIMENTO URBANO NA BIBLIOTECA MARIO DE ANDRADE
São Paulo, 2017 - O Arq.Futuro – plataforma de discussão sobre o futuro das cidades brasileiras – realizará no dia 4/8 o seminário “Patrimônio e Desenvolvimento Urbano”, na Biblioteca Mario de Andrade, em São Paulo. Mediado por Mauro Calliari, autor do livro “Espaço Público e Urbanidade em São Paulo” (BEI Editora, 2016), o seminário tratará das dificuldades das cidades brasileiras para manter vivos os centros históricos e áreas com patrimônio arquitetônico relevante. Os urbanistas Washington Fajardo e Carlos Leite passarão por tópicos como Marco Regulatório, Incentivos, Degradação do Patrimônio e Soluções Inovadoras.
Mauro Calliari é administrador de empresas, mestre em urbanismo e consultor organizacional. Foi eleito representante no Conselho Participativo Municipal e também é conselheiro na ONG Oficina Municipal. Também é Doutorando pela FAU-USP em História dos Espaços Públicos, autor do blog “Caminhadas Urbanas”, do jornal O Estado de S. Paulo e colunista do Arq.Futuro.
Washington Fajardo é arquiteto e urbanista. Presidiu o Conselho Municipal de Patrimônio do Rio de Janeiro (2009-2016) e o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (2012-2016), órgãos de tutela do patrimônio cultural da prefeitura do Rio de Janeiro. Em 2016, foi curador do pavilhão brasileiro da Bienal Internacional de Arquitetura em Veneza. Escreve para os jornais O Globo e El País Brasil.
Carlos Leite é Diretor de Intervenções Urbanas da SP Urbanismo, e tem experiência em projetos em Piracicaba, Nova Friburgo e Campos Elíseos. Urbanista com mestrado e doutorado pela FAU-USP e pós-doutorado pela Universidade Politécnica da Califórnia, Leite é professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor visitante em diversas instituições internacionais.
O seminário ocorrerá num dos edifícios públicos mais importantes da cidade de São Paulo, a sede da Biblioteca Mário de Andrade, uma elegante construção art déco de 1942, projeto do arquiteto francês Jean Pillon, que foi reinaugurada em 2010 após reforma e ampliação. Desde então, a BMA voltou a ser intensamente procurada, e quem entra ali se surpreende: é um oásis, um ambiente calmo, limpo e agradável no agitado centro de São Paulo. O próprio edifício e seu uso atual já suscitam diversas reflexões sobre os espaços públicos da cidade. A forte demanda por espaços de qualidade faz com que a BMA se veja obrigada a atender públicos e promover atividades que vão muito além – ou aquém – da leitura.
O evento será o primeiro de uma série de quatro debates organizados em torno do livro “Espaço Público e Urbanidade em São Paulo” de Mauro Calliari, publicado em 2016 pela Editora BEI. Em cada evento, o autor receberá alguns convidados para abordar um tema diferente dentro da discussão sobre espaços públicos urbanos. Serão quatro seminários gratuitos, um por mês, em que Calliari e palestrantes de formações variadas abordarão diferentes aspectos dos usos do espaço público.
Para se inscrever no seminário, que tem entrada gratuita, basta acessar o link.
SERVIÇO
Seminário “Patrimônio e Desenvolvimento Urbano em SP”
Data: 4/8
Horário: 10h às 12h
Local: Auditório da Biblioteca Mario de Andrade
Endereço: R. da Consolação, 94
Inscrições gratuitas pelo link
Outros canais:
www.facebook.com/arqfuturo
www.instagram.com/arq.futuro
Título
Ciclo Espaço Público e Urbanidade I Patrimônio e Desenvolvimento UrbanoTipo
Série de PalestrasOrganizadores
Arq. FuturoDe
04 de Agosto de 2017 10:00 AMAté
04 de Agosto de 2017 12:00 PMOnde
Auditório da Biblioteca Mário de AndradeEndereço