-
Arquitetos de interiores: HAO Design
- Área: 36 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Hey! Cheese
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é um espaço polivalente que combina um estúdio e um espaço de exposição com móveis para venda. A propriedade, uma unidade em meio a um conjunto de casas antigas, encontra-se no distrito de Zuoying na cidade de Kaohsiung. A residência de 36 anos de idade possui um exterior cálido e acolhedor, e conserva a popular planta dividida da década de 1960. Os habitantes anteriores fizeram anexos de acordo com suas necessidades, incluindo uma cabana de metal e janelas com grade de ferro.
O primeiro pavimento da edificação possui aproximadamente 36 metros quadrados. Com uma fachada estreita, o interior não permite a entrada de muita luz, obscurecendo o bonito exterior original do edifício. A escada interior foi removida, as janelas de ferro voltadas para a rua e o anexo de metal (que era uma cozinha) agregados na parte posterior do primeiro pavimento. O espaço foi melhorado através da adição de escadas exteriores e um pátio, fazendo com que a antiga casa recuperasse seu estilo e encanto original.
O espaço foi originalmente designado como um lugar de estudo e exposição para móveis japoneses porém, devido à planta, as três habitações do edifício estavam todas separadas por sólidas paredes e bloqueadas por escadas. Todo o espaço estava fragmentado e incoerente. Primeiramente, foram retiradas as paredes sólidas que separavam os pavimentos escalonados e as escadas foram movidas para o ar livre a fim de expandir o espaço interior da estrutura para que a luz do pátio pudesse entrar. Ampliou-se o espaço utilizando vidro que permite a entrada livre da luz, melhorando assim a interatividade. Agora, cada espaço pode interagir com seus adjacentes. Procurando destacar as belas características da casa, como o chanfro circular das janelas, utilizamos a cor branca como nossa base para criar um espaço limpo e exibir os móveis.
Em relação às escadas, agora elas são os únicos elementos que conectam os pavimentos individuais. A fim de agregar algo novo ao subir e descer as escadas, agregou-se uma inclinação às janelas francesas no segundo pavimento para que as pessoas pisem em uma plataforma triangular quando se movem para fora através das escadas exteriores. Isso também cria uma fachada mais viva. O caminho através da residência está unido pelas escadas exteriores para que os usuários e visitantes se desloquem facilmente para dentro e para fora, desfrutando da emoção de explorar todos os diferentes espaços fechados.
Originalmente publicado em Agosto 09, 2017