- Área: 435 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Diego Medina
-
Fabricantes: Anaya, Cariló Ingeniería, Cemento Loma Negra, Cermat, Dunas Electricidad, El Holandés, Fontaneros, Hupp Iluminación, Marmolería del Sur, Plastigas, Sagitario
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Impala é como uma caixa, um grande volume construído no bosque de Cariló, em frente a uma reserva florestal. A casa não faz contato direto com o terreno a não ser através de um pavimento de subsolo que abriga os serviços.
O lote apresenta um grande desnível transversal, e inspirou uma ampla planta de caráter público que explora a variedade de situações em relação ao terreno. A partir de seu ponto mais alto, a paisagem domina as vistas para então se fundir com o terreno através de um solar e uma piscina.
A casa possui implantação em faixa e busca relações com o norte e o próprio terreno, ao mesmo tempo que se abre às vistas da reserva florestal. Com este objetivo, e ocupando o máximo comprimento possível entre os recuos, um piano nobile foi projetado aqui passando pelas áreas sociais da casa.
Para alcançar a altura de entrada, o acesso foi priorizado ao transformá-lo num caminho onde água e materialidades diferentes criam uma experiência sensorial.
O programa é organizado em diferentes pavimentos, serviços no pavimento inferior, áreas sociais no nível intermediário e áreas privadas no mais alto. Esta estratégia, aliada às possibilidades múltiplas de acessos, criam grande flexibilidade e garante a privacidade em cada espaço.
As exigências iniciais dos clientes incluíam três suítes, um quarto de serviço, uma sala de jogos e de projeção e área de churrasco; posteriormente, uma sauna, um chuveiro de banho escocês e uma sala de massagem foram acrescentados à lista. A residência portanto exigia uma grande metragem, e para evitar fragmentação do programa e manter uma grande porcentagem do lote livre de construções, todas as áreas foram compactadas em um volume compacto de dimensões 21 x 7,5 m, com altura de 7 m apoiada em um subsolo semi-enterrado.
A área de churrasco se torna uma extensão das salas de estar e jantar uma vez que os interiores se mesclam com o deck e piscina externos. Esta área se torna o coração da casa no verão, inspirado no uso social que permite receber uma grande quantidade de convidados, vinculando as atividades dentro e fora da casa
Na busca de uma experiência sensível e a percepção da constante mudança de espaço, foram criados diferentes jogos com a luz natural - claraboias de concreto, piso com ladrilhos de vidro no acesso, pérgolas de concreto e luz zenital nos banheiros.
Esta é uma busca pelo uso de uma materialidade honesta. Ferro, pedra, alumínio, madeira e concreto são elementos que colaboram à baixa manutenção e à adaptação ao ambiente do entorno.