-
Arquitetos: Jaime Cabal Mejía, Jorge Buitrago Gutiérrez; Jaime Cabal Mejía, Jorge Buitrago Gutiérrez
- Área: 775 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Sergio Gómez
-
Fabricantes: CONPRE S.A, METALICAS URIBE, Mosaicos Bien
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto está localizado em San Pedro de Urabá, uma pequena cidade que pertence a uma região no lado noroeste de Antioquia e fica a 425 km da cidade de Medellín, a capital. Esta cidade foi marcada por conflitos violentos, em primeiro lugar, relacionados à extração ilegal de seus recursos naturais e, em seguida, relacionados à criação de grupos armados ilegais, deixando milhares de vítimas.
O projeto faz parte de um plano ambicioso do governo de Antioquia, que busca projetar e construir um grupo de oitenta parques educativos em diferentes municípios da região, o que proporcionaria uma infraestrutura educacional adequada a uma comunidade tão vulnerável.
O nome foi escolhido pelas pessoas e representa as necessidades sociais que marcam o histórico de sua comunidade. O edifício procura que o vazio e a sombra sejam convertidos em espaços de encontro e discussão, espaços que não precisam de um programa arquitetônico específico para promover diferentes atividades e permitir que as pessoas aproveitem o espaço como seu próprio caminho.
Em primeiro lugar, a estrutura espacial do projeto é organizada com dois elementos, o pátio como um espaço vazio, que funciona como uma área central que liga toda a edificação e faz referência à natureza, e o seu limiar, como um espaço com sombras e de entrada. Ambos os elementos são relacionados à arquitetura tradicional da região.
O projeto está localizado em uma morfologia urbana fragmentada e descontínua, característica típica da periferia, onde a natureza e as construções são misturadas, mostrando a paisagem que é constituída por condições culturais.
O caráter público do edifício torna seu relacionamento com a rua um tema importante. O Parque Educacional procura integrar-se com o espaço público circundante; tornando-se uma extensão do mesmo, um lugar que contribui, não só para os problemas acadêmicos, mas também sociais e culturais.