-
Arquitetos: UnSangDong Architects
- Área: 125 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Sergio Pirrone
-
Fabricantes: FILOBE, Samhan C1
Descrição enviada pela equipe de projeto. O tempo é preso ao espaço, mas o espaço perdeu o tempo.
Tempo e espaço não podem existir sozinhos, assim como os humanos.
Paredes, o elemento mais estrutural e arquitetônico, são utilizadas para definir um espaço de convívio. Percorrem espaços e criam locais desconectados ou fragmentados enquanto proporcionam experiências e situações reformuladas sob uma configuração cronotópica. Cronotopo pode ser explicado como uma medida para integrar tempo e espaço através de uma combinação de superfícies variadas e uma intersecção de eixos. Aqui, as paredes arquitetônicas não estão atuando como uma ferramenta de divisão, mas sim como uma margem para espaços concorrentes e tempos contínuos para dar suporte à sua integração e continuação. Para os arquitetos, a atual e frequente separação entre os membros da família ou sua dissolução na sociedade moderna é culpa da composição severa de paredes e portanto tentou-se reconstruir uma estrutura espacial que incentiva as relações humanas e restaura a comunicação dos membros da família.
Comunicação Familiar
Com fé que a arquitetura pode trazer mudanças na vida das pessoas, estamos propondo esta casa-parede. A restauração da comunicação entre os espaços é tido como uma fórmula para aumentar a usabilidade e compreensão de familiares em seus espaços onde moram. É como oferecer uma margem de possibilidades que permitem que familiares transformem um elemento passivo em um criador ativo, compartilhando novas maneiras de ocupar os espaços. O propósito desta casa é construir uma estrutura que alcance a integração e comunicação ao longo da trajetória de vida, enquanto protege claramente as identidades individuais dos moradores - um casal de idosos, um casal adulto e duas irmãs.
A justaposição dos espaços que penetram paredes
Tais espaços incluem a sala de jantar e cozinha, um quarto das crianças, um quarto dos avós e o quarto do casal, posicionados em localizações diferentes. As áreas de estar estão no térreo, junto à um pátio semi externo, as áreas de estudo no primeiro pavimento. De maneira geral, os espaços integrados estão posicionados no centro, compondo espaços de estar divididos porém contínuos.
Penetração das Paredes
O material das paredes externas em tijolos vermelhos não é apenas um revestimento decorativo externo, mas uma evidência do sistema estrutural. Este material flui nos interiores e cria um espaço que acaba com a distinção entre interior e exterior. Portanto, os espaços acabam pertencendo tanto ao interior quanto ao exterior ao mesmo tempo, abolindo a determinidade espacial enquanto permite uma expansividade indiscriminada. Atravessando os interiores, as paredes de tijolos possuem uma série de aberturas que definem espaços como um terraço jardim na cobertura e narram um expressão poética desenhando a paisagem para os interiores.