- Área: 180 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Andrei Margulescu
-
Fabricantes: Normann Copenhagen, Seletti, bolia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um bairro revitalizado da cidade de Bucareste, o restaurante tem o objetivo de se tornar um marco na renovação desse antigo tecido urbano. A abordagem é simples e clara, utilizando materiais naturais e os misturando com verde abundante. Ambos clientes e arquitetos concordaram em utilizar o desenho como ferramenta para criar uma atmosfera particular ao invés de querer obter certo tipo de imagética já pronta.
O espaço é desenhado como um oásis urbano, uma floresta abundante cercada por concreto e steel frame. O componente verde do desenho vem a contemplar o conceito do restaurante, que serve comida do tipo fusion, exótica e de todas as partes do mundo. As plantas criam fortes conexões com o exterior enquanto definem algumas áreas mais privadas.
Os materiais utilizados são crus, diretos e descomplicados. Concreto no piso e nos pilares, azulejos cerâmicos para uma camada colorida de pano de fundo, espelhos nas paredes e detalhes em cobre compõem um cenário perfeito para o mobiliário em madeira feito sob medida. Todas as áreas diferentes são o resultado direto do esquema funcional um equilíbrio delicado entre a área para sentar mais estrita localizada perímetro do ambiente e o seu centro, de características mais orgânicas e livres, mais despojado e de ocupação mais fluida.
O espaço é tratado de maneira uniforme com diferentes pontos focais, do grande bar em mármore com 8 metros de largura com o fundo de espelho até a delicada pintura na parede, equilibrando linhas construídas precisas com o tema forte e abundante da floresta exuberante. Para maior profundidade e perspectiva, um espelho foi acrescentado junto à pintura estendendo a obra de arte. O forro técnico é aparente, continuando a abordagem exposta e direta de todo o projeto, pintado de um verde bem escuro que amarra todos os elementos.
A luz é suave, focada nas mesas, com algumas exceções que destacam os pontos focais variados. Toda a atmosfera é construída para completar a experiência culinária e ajudar na imersão deste oásis urbano verdejante.
O restaurante possui 180 m², com capacidade para 74 pessoas. Utiliza grande parte do mobiliário feito sob medida, mas também há peças de marcas como Normann Copenhagen, Bolia, HK Living, Seletti e Hubsch. O espaço de planta aberta permite uma perspectiva em camada e sequencial, criando profundidade e consistência.