-
Arquitetos: Steyn Studio
- Área: 430 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Adam Letch
-
Fabricantes: PERI, PG Smartglass, Shotcrete :, Sika, Terrazzo & Marble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta nova capela, situada em um vinhedo na África do Sul, foi projetada pelo sul-africano Coetzee Steyn, do Steyn Studio, sediado em Londres. Sua forma serena e escultural faz referência à silhueta da cadeia de montanhas circundante, homenageando também os frontões históricos holandeses do Cabo que existem em suas paisagens rurais. Construída a partir de uma casca delgada de concreto, a cobertura tem seus apoios nos pontos em que cada ondulação encontra dramaticamente o solo. Nos pontos de pico das ondas da cobertura há painéis de vidros com um crucifixo no centro que adornam as fachadas.
Buscando a inspiração poética no Salmo 36:7, a forma branca é concebida como uma estrutura leve e dinâmica que parece flutuar dentro do vale. Uma lagoa reflete a imagem da edificação e enfatiza a leveza da estrutura. A capela surge da terra plana sobre a qual está sua base, proporcionando um ponto focal hierárquico para o entorno. A nova vegetação inclui um vinhedo e um pomar de romãs, que criam um oásis verde no local.
Na parte interna, um espaço de encontro grande e aberto é criado dentro de uma planta retangular simples. Os pisos são altamente polidos e refletem a luz internamente. O teto branco e ondulado projeta uma série de sombras que dançam dentro do espaço enquanto os níveis de luz mudam ao longo do dia. Esta modesta paleta de materiais cria um pano de fundo neutro para as impressionantes vistas emolduradas dos vinhedos e das montanhas.
Para manter a forma da cobertura e o espaço de encontro puros, outros elementos do programa do edifício foram escondidos em sua base ou discretamente dentro dos cantos externos no jardim circundante.
Inspirado pela simplicidade das Missões Moravianas estabelecidas nas fazendas holandesas do Cabo no século XIX, a capela não possui uma espira - renunciando esse elemento simbólico para não competir com seu impressionante entorno natural.
Como um abraço que convida, a capela também é um espaço que se expande para o exterior em direção ao vale e às montanhas, aumentando a consciência das criações de Deus naquele entorno imediato.