- Área: 107 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Peter Bennetts
-
Fabricantes: ATLITE, Academy Tiles, Austral Bricks, LOCKER GROUP, Radial Timbers, Timberzoo, VAULKER HAUG
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma fileira de casas de campo dos trabalhadores, há uma casa que se destaca. O parapeito escalonado, a janela centrada, a porta lateral e o toldo de entrada são transportados com a compostura familiar e despretensiosa de seus vizinhos. No entanto, aqui os materiais, em sua composição, têm um caráter contemporâneo.
Na verdade, a paleta de preto, branco e cinza é transportada em toda a casa, oferecendo variação tonal e profundidade espacial para um terreno que outrora era subvalorizado. O jogo de tons estabelece um campo sutil de espaços que se expandem e se contraem, criando momentos de generosidade e intimidade.
Nas áreas de estar, onde espaço e luz são abundantes, a paleta de materiais é mais escura, criando espaços de repouso confortáveis. Aqui, o uso sensível do tratamento acústico reforça essas qualidades.
Nas circulações, onde o espaço é mais apertado, a paleta se acende e os pés-direitos são mais altos. As paredes do corredor - finas e pré-fabricadas para maximizar o espaço interno - são revestidas com uma chapa de metal para refletir a luz na casa.
No coração da casa, as áreas de estar se abrem para um pátio. Os corredores se projetam para fora deste núcleo, estabelecendo um centro iluminado pelo sol em torno do qual ocorre a maioria das atividades diárias.
No pavimento superior, uma paleta mais quente de pisos de madeira e placas de revestimento dá o tom para os aposentos privados, enquanto claraboias dramáticas e generosas janelas preenchem o espaço de abundante luz natural.