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Arquitetos: José Arnaud-Bello, Mateo Riestra, Max von Werz
- Área: 455 m²
- Ano: 2016
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Fotografias: Rory Gardiner
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Fabricantes: Hunter Douglas, Acor, American Standard, Escenium HAUS, Hubbell, Llano de la Torre, NERD MX, Niessen Estevez, Panel Rey, Roca, Teka, VALVO
Descrição enviada pela equipe de projeto. Após passar 30 anos em uma casa porfiriana (isto é, uma casa construída durante o período de governo do General Porfírio Díaz no México), a reconhecida galeria de arte contemporânea OMR decidiu mudar-se para uma nova localização. O local escolhido foi uma construção brutalista originalmente dedicada à venda de discos e livros, a Sala Margolin. O projeto do edifício consistia em um único grande espaço com uma cobertura nervuras de concreto, sobre a qual as diferentes partes da loja se organizavam a partir dos desníveis do piso. A cobertura estava apoiada perifericamente e apenas quatro esbeltos pilares de concreto ao centro demarcavam o espaço de uma claraboia, a fonte mais importante de iluminação da sala.
A estratégia do projeto foi preservar o máximo possível da construção existente. Eliminou-se um núcleo de banheiros que havia no centro do espaço e alguns detalhes do interior foram atenuados para que fosse possível ressaltar o caráter do edifício e transforma-lo em um generoso espaço expositivo. Para oferecer a flexibilidade requisitada pelo cliente, o piso foi nivelado e criou-se um lambris estrutural que cobre todas as paredes do espaço e permite pendurar peças em qualquer pontos dos 5,5 metros de altura que possui. O espaço de exposição é acompanhado por um pátio de acesso, uma recepção, um acervo técnico e um jardim na parte posterior com um bar.
Uma extensão vertical cobre os programas complementares afetando minimamente os espaços existentes. Este novo pavimento alto acomoda um espaço multiuso, uma oficina de arte, escritórios, biblioteca, sala de reuniões, cozinha e varanda. Ampliando a parede que estabelecia o limite ao pátio posterior, foi possível resolver a circulação vertical que dá acesso ao novo pavimento sem afetar a estrutura da laje existente. Essa "parede alongada" - de apenas 2 metros - permitiu, também, acomodar um mezanino com banheiros e abrir os novos espaços internos ao pátio traseiro através de uma nova fachada moderna e simples. Esta foi construída artesanalmente a partir de perfis de padrão de aço, em módulos retangulares que integram janelas de projeção para uma ventilação passiva. Ao invés de implantar um elevador fixo, o que implicaria na perfuração da laje, ou em um volume extra que afetaria o pátio, a fachada conta com uma parte dobrável que permite o acesso de obras de grandes formato ao pavimento superior através de um elevador de cargas móvel.
A nova construção se organiza seguindo o esquema estrutural da construção original, na forma de uma retícula de módulos 3x3 que oferecem o máximo de flexibilidade ao permitir uma série de formas de subdividir e circular pelo espaço. Ao chegar a este nível, o visitante se encontra com o amplo espaço multiuso que funciona como extensão do espaço expositivo, showroom, lugar para oficinas e para trabalho. Respeitando a posição da claraboia original, a biblioteca se transformou em um novo espaço de luz central que articula todas as demais funções. Voltado para a rua, encontra-se um espaço mais privado, onde foram implantadas a sala de reuniões, cozinha, escritório administrativo e uma varanda. Esta funciona como um elemento mediador em relação à rua, onde o novo volume da extensão vertical recua 4 metros mantendo as proporções da fachada original e resultando em uma intervenção mais discreta. Uma escala lateral conecta a grande varanda com a cobertura, transformando-a, efetivamente, em uma extensão desta durante eventos sociais de maior escala. A cobertura, por sua vez, foi condicionada para funcionar como uma oficina ao ar livre, onde é realizada parte do trabalho preparatório das exposições.
O resultado é um projeto sóbrio que exalta o caráter do edifício original e o prepara para uma nova vida cultural, sem recorrer à estéril convenção internacional do cubo branco.