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Arquitetos: José Arnaud-Bello, Mateo Riestra, Max von Werz
- Área: 455 m²
- Ano: 2016
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Fotografias: Rory Gardiner
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Fabricantes: Hunter Douglas, Acor, American Standard, Escenium HAUS, Hubbell, Llano de la Torre, NERD MX, Niessen Estevez, Panel Rey, Roca, Teka, VALVO
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Descrição enviada pela equipe de projeto. Após passar 30 anos em uma casa porfiriana (isto é, uma casa construída durante o período de governo do General Porfírio Díaz no México), a reconhecida galeria de arte contemporânea OMR decidiu mudar-se para uma nova localização. O local escolhido foi uma construção brutalista originalmente dedicada à venda de discos e livros, a Sala Margolin. O projeto do edifício consistia em um único grande espaço com uma cobertura nervuras de concreto, sobre a qual as diferentes partes da loja se organizavam a partir dos desníveis do piso. A cobertura estava apoiada perifericamente e apenas quatro esbeltos pilares de concreto ao centro demarcavam o espaço de uma claraboia, a fonte mais importante de iluminação da sala.
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A estratégia do projeto foi preservar o máximo possível da construção existente. Eliminou-se um núcleo de banheiros que havia no centro do espaço e alguns detalhes do interior foram atenuados para que fosse possível ressaltar o caráter do edifício e transforma-lo em um generoso espaço expositivo. Para oferecer a flexibilidade requisitada pelo cliente, o piso foi nivelado e criou-se um lambris estrutural que cobre todas as paredes do espaço e permite pendurar peças em qualquer pontos dos 5,5 metros de altura que possui. O espaço de exposição é acompanhado por um pátio de acesso, uma recepção, um acervo técnico e um jardim na parte posterior com um bar.
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Uma extensão vertical cobre os programas complementares afetando minimamente os espaços existentes. Este novo pavimento alto acomoda um espaço multiuso, uma oficina de arte, escritórios, biblioteca, sala de reuniões, cozinha e varanda. Ampliando a parede que estabelecia o limite ao pátio posterior, foi possível resolver a circulação vertical que dá acesso ao novo pavimento sem afetar a estrutura da laje existente. Essa "parede alongada" - de apenas 2 metros - permitiu, também, acomodar um mezanino com banheiros e abrir os novos espaços internos ao pátio traseiro através de uma nova fachada moderna e simples. Esta foi construída artesanalmente a partir de perfis de padrão de aço, em módulos retangulares que integram janelas de projeção para uma ventilação passiva. Ao invés de implantar um elevador fixo, o que implicaria na perfuração da laje, ou em um volume extra que afetaria o pátio, a fachada conta com uma parte dobrável que permite o acesso de obras de grandes formato ao pavimento superior através de um elevador de cargas móvel.
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A nova construção se organiza seguindo o esquema estrutural da construção original, na forma de uma retícula de módulos 3x3 que oferecem o máximo de flexibilidade ao permitir uma série de formas de subdividir e circular pelo espaço. Ao chegar a este nível, o visitante se encontra com o amplo espaço multiuso que funciona como extensão do espaço expositivo, showroom, lugar para oficinas e para trabalho. Respeitando a posição da claraboia original, a biblioteca se transformou em um novo espaço de luz central que articula todas as demais funções. Voltado para a rua, encontra-se um espaço mais privado, onde foram implantadas a sala de reuniões, cozinha, escritório administrativo e uma varanda. Esta funciona como um elemento mediador em relação à rua, onde o novo volume da extensão vertical recua 4 metros mantendo as proporções da fachada original e resultando em uma intervenção mais discreta. Uma escala lateral conecta a grande varanda com a cobertura, transformando-a, efetivamente, em uma extensão desta durante eventos sociais de maior escala. A cobertura, por sua vez, foi condicionada para funcionar como uma oficina ao ar livre, onde é realizada parte do trabalho preparatório das exposições.
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O resultado é um projeto sóbrio que exalta o caráter do edifício original e o prepara para uma nova vida cultural, sem recorrer à estéril convenção internacional do cubo branco.
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