Descrição enviada pela equipe de projeto. Studio Saxe finalizou um hotel boutique e um estúdio de ioga na paisagem tropical de Nosara, Costa Rica. O projeto faz parte de uma longa linha de edifícios sustentáveis do escritório que misturam o desenho contemporâneo com o artesanato local, abrangendo o entorno natural que rodeia e emoldura a arquitetura.
Nosara se tornou um destino para os vistantes de todo o mundo para a saúde, bem-estar e surfe. Por isso, os proprietários do Hotel Nalu-Nosara, Nomel e Mariya Libid, queriam um desenho que refletisse a atitude dos seus hóspedes. O estúdio de ioga, que também se tornou muito popular como um espaço de academia multiuso, envolto na vegetação exuberante por todos os lados é, também, um refúgio na selva para o exercício e relaxamento.
Os hóspedes do hotel dispõem de casas individuais em vez de dormitórios situados a poucos minutos a pé do oceano. Ao romper o volume do hotel tradicionalmente monolítico, os arquitetos foram capazes de dispersar espaços de convivência entre as árvores e criar um sentido de privacidade rodeado pelo mundo natural. Cada pavilhão foi cuidadosamente posicionado, depois de uma investigação minuciosa sobre as condições do vento e sol, garantindo ao mesmo tempo que todos eles possuam uma visão individual da paisagem. As coberturas de madeira sobrepostas são projetadas sobre cada pavilhão proporcionando sombra do intenso sol equatorial. Estes tetos estão feitos com tábuas recicladas criando padrões desiguais que enfatizam ainda mais essa tensão entre artesanato local e desenho moderno. As habitações estão conectadas através dos corredores que filtram a luz solar desde pergolados e emolduram mais vistas do exuberante entorno.
O arquiteto Benjamin Garcia Saxe disse: "Nosso projeto em Nalu representa o poder da arquitetura tropical moderna simples e discreta. Converteu-se rapidamente em um dos espaços favoritos da cidade o que demonstra que existe um desejo de ocupar espaços que aproximam as pessoas da natureza, ocupando-se das necessidades da vida contemporânea".