- Área: 1595 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Kim Jaeyoun
-
Fabricantes: Eagon, NANOOMTECT
Descrição enviada pela equipe de projeto. Junto à cadeia de montanhas Sori-san na Coreia do Sul, o conjunto está no coração do vale Sari-gol em Hongcheon-gun Daegok-ri. Junto ao Refúgio, um grande penhasco se estende à uma altura superior à 100 metros. A escala desta formação geológica formada por enormes pedras, e a vitalidade da vegetação florescente que a rodeia dominam totalmente a paisagem.
Hongcheon-gun (洪川) Daegok-ri(垈谷), que literalmente significa "grande lago" e "montanha alta" é um nome que faz alusão às condições persistentes da terra. O vento que passa através do vale forma uma sensação de movimento que agita todo o penhasco. Os pequenos gestos das árvores, cada uma movendo em seu próprio ritmo, se unem para formar um penhasco que flui.
Este projeto foi solicitado por um homem de negócios aposentado da indústria da moda. Queria uma acomodação única e meditativa localizado em um vale profundo. O ponto importante deste projeto foi como as pequenas hospedagens chamadas de "Pension", poderiam ser arquitetonicamente evoluídas. Para isso, foi concebida uma interpretação individual da natureza e uma análise de diversas vistas da posição de hóspede para extrair uma nova experiência espacial.
De famílias em viagem por apenas uma noite à casais para um encontro, todos querem descansar em um espaço de luxo sem nenhuma interrupção. Podem experimentar uma nova espacialidade através de uma planta de múltiplos níveis que abriga sala de estar, quarto principal, quarto no estilo coreano, banheiro, varanda e spa. A razão para estes níveis múltiplos é que vários níveis podem oferecer uma relação diversa entre hóspede e a paisagem natural, que permite diferentes vistas para uma apreciação colorida da natureza.
A montanha vista do terreno proporciona a imagem de uma massa sólida voadora. Além disto, as linhas oblíquas da massa de concreto contrastam com as linhas irregulares e variadas da natureza. Neste sentido, a coluna diagonal, o balanço, a parte superior e inferior conectadas geram formas ativas harmoniosamente diversificadas com a cena natural.
É uma forma de lidar com a paisagem montanhosa minimizando a superfície de contato. Esta estratégia cria incidentalmente como se as massas em balanço conversassem com o penhasco do entorno.
Refúgio U está frente à um penhasco, como se a massa rochosa fosse um grande quadro alterado a cada estação. O abrigo naturalmente engloba as coloridas cenas da paisagem através das aberturas e plataformas de concreto em diferentes níveis. Como material, o concreto pode ser neutro como um pano de fundo para elementos naturais como árvores, flores e pedras.
O Refúgio possui duas unidades independentes: uma superior maior, com 108 m² e a inferior com 49 m². A unidade superior possui uma varanda e spa, onde é possível realizar banhos meditativos e com vistas para o penhasco e para o céu.
O espaço utilitário atua como cafeteria, restaurante e cozinha pequena. Além disto, apoia a atividades ao ar livre como natação, churrascos e meditação.