- Área: 250 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Jeremias Thomas
-
Fabricantes: Issei, Las Marinas, Perfiles y Servicios
Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente solicitou uma residência de caráter eficiente, funcional e concisa projetada para desenvolver uma vida familiar intensa, onde cada um dos integrantes, crianças e adultos, tivesse seu espaço definido.
Amplas áreas de vida social - salas de estar, jantar e TV - foram projetadas de forma sucessiva e se abrem ao jardim, galeria e lagoa, para permitir uma integração total dos espaços.
O térreo contém as salas de estar, jantar e televisão, lavanderia e banheiro, enquanto no primeiro pavimento encontram-se os três dormitórios das crianças com seus banheiros, além do dormitório principal e a área de estar familiar.
A morfologia da residência foi resolvida com o fechamento em relação ao sul com um grande embasamento de concreto, onde foram implantados os cômodos de serviço, e com a desmaterialização em relação ao norte, resolvendo, assim, a grande abertura visual de todos os ambientes principais para a lagoa do bairro onde se localiza a casa.
Os materiais escolhidos para o projeto não demandam a aplicação de acabamentos finais, facilidade que nos fez optar pelo concreto aparente (liso e rugoso), a madeira e o vidro. Pela característica desses materiais apontada, a manutenção necessária é muito pequena, assumindo o envelhecimento dos materiais como uma textura possível utilizada à favor do projeto. Além disso, do ponto de vista econômico, as escolhas adotadas reduzem os custos e os sub-contratos.
A sustentabilidade do projeto foi tratada desde a escolha do terreno e implantação do edifício no mesmo, levando em conta suas orientações e ventos predominantes, que possibilitou atingir 90% dos espaços com luz natural, vistas ao exterior e ventilação cruzada, o que gera um benefício em termos energéticos e de conforto ambiental. Optou-se por utilizar marcenaria DVH para reduzir o consumo com climatização.