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Arquitetos: Wutopia Lab
- Área: 2 m²
- Ano: 2016
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Fotografias:CreatAR Images
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Jardim Oito Décimos é um museu de arte dedicado às artes e ofícios, que também pode ser usado como local para conferências nas horas vagas. Possui café, biblioteca, escritórios, hotel, assim como um restaurante, salas de estudo e salas de xadrez. É um micro complexo cultural.
O Jardim Oito Décimos era originalmente um centro comercial de dois andares numa esquina triangular, com um salão circular de quatro andares acima. O acesso à entrada se dá a partir do espaço aberto da esquina. Os outros dois lados do edifício abrigam a associação do bairro e lojas ao longo da rua.
Esperamos que o edifício possa revelar o espírito de Xangai, que é cheio de vida. Assim, seus espaços, que totalizam 2.000 metros quadrados, deveriam ser variados, mas também conectados entre si. Não queríamos o minimalismo obsessivo, nem um cenário exagerado e pouco integrado. Usamos antíteses para conceber o espaço: o jardim externo representa a complexidade, e dentro do edifício, por outro lado, há a simplicidade. Mas as simplicidades são um pouco diferentes. O museu de arte deveria ser robusto e poderoso, mas as salas de estudo e o restaurante ao lado deveriam ser aconchegantes e agradáveis. Os escritórios comuns no terceiro andar um pouco mais rústicos, enquanto o hotel no quarto andar apresentaria um pouco mais de elegância. As pessoas deveriam sentir facilmente uma espiritualidade nesses locais. Na cobertura, homenageamos o antigo jardim literário ao colocar ali um jardim com vegetação.
O hotel no quarto andar é uma surpresa escondida do Jardim Oito Décimos. Cada quarto tem seu próprio pátio e há também um pátio na área comum. Estes são pátios chineses contemporâneos, originados e refinados da pintura de Chou Ying.
Nosso projeto leva em consideração a associação do bairro e as lojas na rua. Dentro do pátio, temos duas paredes posteriores que contêm muitos equipamentos de ar condicionado e uma variedade de tubos. Para isolar esse cenário desordenado, utilizamos elementos que atuam como uma barreira divisória.
Para esta barreira, utilizamos placas onduladas, azulejos, painéis de alumínio perfurado (cujo padrão é uma versão pixelada de "milhares de quilômetros de montanhas e rios"), e uma grade vertical de alumínio com vegetação. Não optamos por uma parede vegetada porque seu estilo não era tão importante, apenas deveria ser preta e não completamente fechada. Somente esse tipo de parede poderia oferecer um contraste entre o entorno e o Jardim Oito Décimos, tornando-se um lugar que renasce a partir do antigo local. A estrutura galvanizada faz parte da antiga configuração, enquanto a grade preta é um novo elemento. O padrão não era importante, mas seu tamanho final sim teve que ser estudado, pois ele determinou os detalhes estéticos.
Usamos placas de alumínio perfurado para criar um véu na fachada. Este véu não tem função climática, mas uma cortina de vidro, um espaço aberto e uma varanda por trás. Criamos um borrão entre a fachada e a barreira climática.
Esperamos construir um local que preste uma homenagem ao parque urbano de Xangai dos anos 1970, bem como à história do jardim local. Deixar que o jardim e o edifício se fundam em um e a totalidade desse conjunto seja a arquitetura.
Ao projetar a entrada de bambu no pátio frontal, o Jardim Oito Décimos torna-se independente. Mas ele não é um local privado, é aberto aos residentes vizinhos - o que o faz ser aceito por eles. Os moradores gostam do jardim e sentem-se satisfeitos em poder caminhar em paz por ele para se encontrarem. Estamos reconstruindo o espaço em um bairro complexo, e por isso fizemos do projeto da porção frontal do terreno também um plano de revitalização de micro-espaços urbanos. A rua era uma vez um simples corredor, com uma paisagem original desgastada, mas nosso pátio frontal mudou a esquina, tornando-a viva novamente. Dessa maneira, o significado sociológico da arquitetura é revelado.
O cliente era um famoso ex-gerente de uma fábrica de esmaltes de Xangai. O esmalte já foi uma das mais importantes necessidades diárias da China, mas agora é bastante instável. Com a construção do Jardim Oito Décimos, o filho do cliente voltou de Milão, fundou uma marca elegante de esmaltes e instalou-se no Jardim. Este é um renascimento da tecnologia antiga e das tradições familiares.
O jardim cobre uma área de menos de cerca de quatrocentos metros quadrados, o que representa apenas oitenta por cento da área disponível. O nome chinês "Bafen" derivou disso e lembra as pessoas de viverem uma vida boa, mas não muito cheia. É por isso que o local é chamado de "Jardim Oito Décimos".