- Área: 24000 m²
-
Fotografías:Courtesy of Guillermo Hevia H.
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Atika, Cintac®, GLASSTECH, Opendark, VIDROPAR
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto incorpora tecnologias de operação de última geração e BIOCLIMA. Contém todas as instalações para o acesso, manutenção e distribuição de produtos farmacêuticos.
O projeto produz uma nova IMAGEM CORPORATIVA da empresa através da arquitetura. A incorporação do BIOCLIMA para a climatização dos ambientes internos e a materialidade, buscam a economia e uso racional dos recursos técnicos e energéticos, buscando a PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE.
BIOCLIMA
Por meio de sistemas informacionais de cálculo e simulação do comportamento térmico aeronáutico e luminotécnico, estudamos cuidadosamente o comportamento térmico do projeto e quantificamos o efeito das diferentes tecnologias utilizadas.
Uma estrutura de envoltórios de muito baixo coeficiente de transmissão foi elaborado como uma pele composta de vários elementos que cumprem diferentes funções. Ele se auto-protege dos efeitos da incidência de energia solar e evacua ar quente por termosifão para permitir que o isolamento posterior exerça suas funções de forma muito eficiente.
Injetamos dentro dessa estrutura uma fluxo de ar proveniente de um sistema de condutores subterrâneos onde encontramos a temperatura da superfície da terra. Utilizamos a terra como climatizador térmico, tanto no inverno, quanto no verão. Introduzimos este ar aclimatado de maneira natural aos ambientes pressurizando-os com fluxos de renovação equivalentes a um volume por hora (250.000 m3). Despressurizamos, também de forma natural, através de aberturas na fachada oposta, estratégicamente localizadas para aproveitar as pressões negativas geradas pela disposição de volumes em relação ao vento dominante. Esses condutores injetores de ar emergem para a superfície na fachada oeste com uma interessante materialidade de alumínio.
Um sistema de iluminação natural zenital foi cuidadosamente dimensionado para criar adequados níveis internos de iluminação com o objetivo de aumentar a economia de energia do edifício.
Sob estas ótimas condições ambientais internas, onde eleva-se consideravelmente o nível de qualidade de vida, trabalham 250 pessoas e garante-se a qualidade dos produtos ali armazenados. Durante o primeiro ano foi possível estabelecer temperaturas entre 19º C e 23º C nos ambientes internos.
A arquitetura foi desenvolvida de forma responsável, levando em conta a problemática do planeta e produzindo o menor impacto sobre o meio ambiente e o entorno.
IMAGEM CORPORATIVA
O conjunto do projeto é conformado pelo edifício de CD, volume principal em aço, edifício de escritórios administrativas e serviços da equipe em 2 pavimentos (concreto e vidro).
Predomina uma materialidade de revestimentos metálicos (folhas pré-moldadas) com uma solução de janelas horizontais alternadas que dão movimento às fachadas e que, durante a noite, se destacam como linhas de luz. As janelas foram tratadas com vidros temperados transparentes e com serigrafias da cor azul (que dão uma imagem de cor à distância), e formam um corpo de linhas muito puras, sóbrias e de cores metálicas. O movimento é criado pelas janelas e a textura das paredes com os jogos de luz e sombra.
ARQUITETURA
Os edifícios estão rodeados por um circuito de ruas perimetrais e 2 pátios de carga e descarga. Os edifícios são isolados entre si por motivos de segurança. O CD é um grande container com características de higiene de um recinto hospitalar. A tipologia das janelas com vidro azul serigrafado e colocadas de forma alternada nas fachadas, permite a entrada de luz natural ao interior e, além disso, faz perceber a paisagem natural a partir de diferentes pontos no interior, dando leveza e transparência, o que faz elimina a sensação de enclausuramento (a percepção do entorno geográfico e a natureza conferem qualidade de vida às pessoas). Os escritórios e serviços são volumes de 2 pavimentos, com um acesso central e unidos por uma marquise superior. O acesso é um grande átrio cruzado por uma circulação-ponte com guarda-corpos de vidro que se projetam sobre um grande espelho d´água. Os escritórios ocupam o volume norte e os serviços o setor sul, e gozam de uma vista total à Cordilheira dos Andes.