O curso Contraplano: diálogos entre cinema e arquitetura tem como objetivo debater a estreita relação entre os campos da arquitetura e do cinema. Para isso, traça-se um panorama dos pontos de contato entre as disciplinas, com início na análise do historiador Auguste Choisy sobre o movimento do observador na Acrópole de Atenas para chegar aos conceitos de montagem, de Sergei Eisenstein, e de promenade architecturale, de Le Corbusier.
A partir da ideia de movimento proporcionada tanto pelo cinema como pela arquitetura, o trabalho aborda os aspectos táteis dos dois campos; Walter Benjamin e Juhani Pallasmaa oferecem aporte à discussão, lançando luz sobre a habilidade do cinema de deslocar o observador para dentro do filme, fazendo-o experienciar o espaço fílmico não apenas com seus olhos, mas também com seu corpo.
A partir do escopo teórico discutido nas três primeiras aulas, o curso propõe a análise espacial de um filme através da decupagem de algumas sequências determinadas. Sugere-se o filme Loos Ornalemental, do diretor alemão Heinz Emigholz, sobre a obra do arquiteto Adolf Loos, entretanto, no primeiro dia de curso esta escolha ainda estará aberta para sugestões dos alunos.
Metodologia
Os três primeiros dias de curso ocorrerão na forma de aulas expositivas seguidas de debate. A quarta aula será uma análise conjunta do filme escolhido. A cada aula serão disponibilizados os textos apresentados e debatidos na aula seguinte.
Objetivos
Ao final do curso, os estudantes devem estar aptos a:
- Apresentar uma visão crítica sobre o campo de sobreposições da arquitetura e do cinema;
- Compreender o papel do cinema como ferramenta de representação da arquitetura;
- Realizar a decupagem de sequências fílmicas, tendo como foco as dinâmicas espaciais representadas através da linguagem cinematográfica.
Aula 01 – Movimento e corpo
- Cinema antes do filme: a Acrópole de Atenas
- Promenade Architecturale de Le Corbusier
- Montagem cinematográfica e arquitetônica de Sergei Eisenstein
Aula 02 – Representações do espaço
- Arquitetura no cinema
- Cinematografia como instrumento de representação
- Para além da tela: vídeos e outros meios
Aula 03 – Espaço háptico do cinema
- Artes táteis de Walter Benjamin e Juhani Pallasmaa
- Rede de memórias
- Expansão da arquitetura
Aula 04 – Decupagem espacial
- Breve apresentação da obra do cineasta Heinz Emigholz
- Projeção de trechos do filme Loos Ornamental (2008)
- Análise e decupagem de sequências do filme
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Romullo Baratto Fontenelle é arquiteto e urbanista formado em 2013 pela Universidade Federal de Santa Catarina, obteve o título de mestre pela FAU-USP com a pesquisa “O indizível no cinema de Heinz Emigholz”, que identifica pontos de contato entre o cinema e a arquitetura na obra deste cineasta alemão. Desde 2013 atua como diretor, diretor de fotografia e editor em produções audiovisuais e em 2017 criou o estúdio FLAGRANTE, com o qual passou a se dedicar também à fotografia de arquitetura e exposições. Seu interesse pelas sobreposições entre imagem, movimento e espaço são abordados também em artigos publicados frequentemente no website ArchDaily, onde atua também como editor. Atualmente também participa da equipe curatorial da 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo.
Título
Curso "Contraplano: diálogos entre cinema e arquitetura"Tipo
WorkshopWebsite
Organizadores
De
05 de Setembro de 2017 07:00 PMAté
26 de Setembro de 2017 10:00 PMOnde
IABspEndereço