- Área: 120 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Diana Quintela, Sara Pinheiro, Filipa Couto
Descrição enviada pela equipe de projeto. GALLERY localiza-se precisamente em frente ao edifício que recebeu as anteriores edições do Walk&Talk. Recentemente o edifício foi vendido e o festival foi forçado a mudar para uma nova localização. Por este motivo, o nome GALLERY faz uma homenagem à história do Walk&Talk e ao trabalho que o festival tem vindo a desenvolver para as pessoas de São Miguel.
O elemento base do projecto é uma moldura com três aberturas (tal como as portas da cidade, em Ponta Delgada). Este elemento não tem estabilidade suficiente para se sustentar por si só, no entanto através do uso de uma geometria triangular criada pela união de três módulos é possível definir uma unidade básica através do qual o projecto pode crescer num sistema infinito. A sua repetição permite criar espaços, edifícios ou até mesmo novas realidades.
GALLERY é um projecto sobre a experiência física e sensorial. Está construído com criptoméria, a madeira local, através de um acabamento imperfeito que nos convida a entender a sua textura. O chão é integralmente em bagacina, a pedra vulcânica extraída de uma pedreira local, que cria sons e ritmos enquanto se descobre o espaço. Utiliza uma rede negra que cria diferentes jogos de transparências e opacidades. Tem um conjunto de 18 salas triangulares (com dimensões idênticas, mas relações internas distintas) que apela a uma promenade labiríntica até à grande sala hexagonal de maior altura através do qual podemos observar o Oceano Atlântico.
GALLERY é uma pequena estrutura que se assume como um novo marco temporário que explora novas possibilidades de interpretar o território de uma maneira não impositiva. Cria uma relação abstrata com a ideia de um forte, colocado no ponto mais alto. Também cria um novo eixo diagonal na praça em direção ao oceano, estimulando a relação entre a torre do teatro e a antiga galeria do festival walk&talk. A geometria rígida permite uma flexibilidade de usos no interior. Para além de exposições e performances, esta é também uma galeria para andar, para conversar, para se sentar e contemplar.