-
Arquitetos: united4design
- Área: 1672 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Torsten Seidel
Descrição enviada pela equipe de projeto. Niamey 2000 é um empreendimento de 1700 metros quadrados que foi desenhado em resposta a atual crise habitacional vigente em Niamey, a capital de Níger. Ao aumentar a densidade, o projeto propõe um novo modelo para a moradia urbana.
Niamey abriga mais de um milhão de habitantes; a maioria da população é pobre e somente cerca de 20% dos seus residentes poderiam ser classificados como classe média ou mais. Entretanto, a composição socieconômica da cidade mudou nos últimos anos. Um maior crescimento econômico impulsionou a migração para a cidade, o que levou a um considerável aumento da população de classe média. A propriedade em bairros ricos parece incansável, forçando a população de baixa e média renda a buscar moradias mais acessíveis e cada vez mais afastadas do centro.
Um novo modelo para a moradia urbana
Niamey 2000 se inspira nas cidades pré-coloniais da região, como Timbuktu em Malí, Kano na Nigéria ou Zinder em Níger, as quais eram densos centros urbanos. As configurações orgânicas das cidades de casas intrincadamente entrelaçadas de dois ou três pavimentos mantinham, ao mesmo tempo, um sentido de privacidade e intimidade.
Como seus predecessores, Niamey 2000 proporciona privacidade aos seus habitantes, entretanto, o projeto se esforça por abordar mais que a necessidade de moradia culturalmente apropriada. Assume-se uma posição firme sobre a escolha de materiais através do uso de tijolos de terra e técnicas de resfriamento passivo para proteger contra as temperaturas abrasadoras de Níger. Como é o caso, em muitas partes do mundo, o materiais locais foram cada vez mais abandonados nos centros urbanos em detrimento do concreto. O desenho contemporâneo de Niamey 2000 reintroduz recursos derivados localmente à indústria da construção e oferece moradias acessíveis a uma gama mais ampla da crescente população da cidade.
A medida que Niamey continua crescendo, e mais investimentos estrangeiros prometem fundos para construir infraestruturas tanto públicas como privadas, os projetos de moradia em grande escala são destaque. Projetos bem concebidos na capital, utilizando a experiência local e os métodos de produção poderão constituir um precedente valioso para o futuro de Niamey.
Originalmente publicado em Setembro 03, 2017.