- Área: 2016 m²
- Ano: 2008
-
Fotografias:Carlos Eguiguren
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Orlando Gatica
Memorial explicativo
O edifício está localizado em um terreno de 2.240 m2 e consta de um pátio maior de acesso para expor esculturas e uma recepção, uma cafeteria, uma sala principal de exposição e um sala menor destinada a expor arte em formato menor. Todos os espaços estão dispostos em torno do pátio maior, conformando em conjunto um contínuo espacial unitário aberto ao público.
Sobre as salas de exposição foi disposta uma cobertura de vidro translúcida e um piso técnico transitável para colocar equipamentos de iluminação segundo os requerimentos da montagem das exposições. Em geral, procurou-se ocultar todos os elementos de equipamento que puderam interferir nas obras expostas. O edifício possui muros de concreto armado e lajes de concreto protendidas.
As paredes do espaço de exposição possuem um revestimento que pode ser perfurado, repintado, refeito de acordo com cada exposição.
A sala principal mede 12.1 m de largura por 24.8 de comprimento e 5.1 m de altura. Sua proporção e tamanho permitem a exibição de quadros ou esculturas de grande formato com distâncias adequadas para a contemplação e espaciamento de um conjunto de obras independentes entre si.
Diante da janela, em toda a fachada, existe uma divisão levantada sobre o piso, com dois apoios de aço que permite controlar e atenuar o contraste lumínico produzido na sala pela grande abertura em direção ao pátio.
A cafeteria possui isolamento acústico que absorve a reverberação da sala. Todas as áreas de recepção foram pavimentadas com mármore travertino. Para resolver o escorrimento da água da chuva no pátio foram deixadas aberturas de 8 mm nas juntas das placas de mármore do pavimento que drenam a água.
O auditório é uma sala parcialmente subterrânea para conferência, cinema, vídeo ou música tratada acusticamente com superfícies absorventes e reflectantes distribuídas sob treliças de madeira que cobrem homogeneamente a cobertura e as paredes laterais da caixa.
Outro requerimento genérico para as superfícies de suporte dos quadros e esculturas é, respectivamente, a ortogonalidade das paredes e a horizontalidade dos solos, condições espaciais implícitas na composição dessas obras. O recorte seletivo, que no plano visual produz a moldura da pintura e a base da escultura, afasta a obra do espaço em que se encontra para compor uma ordem própria com um sentido intensificado, se tornando o recurso fundamental que a consagra como objeto de arte.