- Área: 160 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Vini Dalla Rosa
-
Fabricantes: Estudio Luiza Pilau, Karla Jarros, Luzes do Mundo, Maiora Design & Furneture, Tochi Móveis
Descrição enviada pela equipe de projeto. Há 20 anos no mercado de eventos, atuando em uma sede própria com 500m2 distribuidos em um edifício de 3 pavimentos, esta agência de eventos, sente a necessidade, decorrente da evolução tecnológica e maior integração dos setores, de uma sede menor e dispostas em um único pavimento, mudando sua sede para um andar com 160m2.
O novo projeto, no entanto, tinha como um dos condicionantes utilizar o máximo possível das marcenarias da sede anterior, que haviam sido instaladas há cerca de três anos e estavam em excelente estado de conservação. O pavimento escolhido para acomodar a nova sede se organiza com três faces em pele de vidro (Norte, Sul e Leste) e assim já se propunha a uma distribuição das zonas de trabalho periférica utilizando a luz natural ao máximo.
Considerando-se a sala de reuniões como área menos utilizada, proporcionalmente às outras, esta foi centralizada no espaço e assim circulada pelas zonas mais utilizadas de produção, diretorias e mais três pólos de serviços: copa, sanitários, depósitos e central de lógica e ar condicionado
Com a distribuição de setores definida optamos por separar as duas grandes zonas: recepção\reuniões e diretorias\produção, com linguagens distintas, porém complementares, lançando mão de materiais e revestimentos que mesmo diferenciados fizessem parte de um todo equilibrado visualmente.
As áreas de produção periféricas foram tratadas com uma linguagem industrial tirando partido do concreto existente da laje, enquanto que no centro, recepção e reuniões receberam um tratamento mais formal com revestimentos em madeira.
Criamos um invólucro revestido em madeira (piso\parede e forro) que envolve todo o acesso principal de recepção, que passa a ter como elemento de fundo a sala de reuniões. Para delimitar a sala de reuniões criamos duas caixas estruturadas em gesso para separarem o interior da sala de reuniões das áreas de trabalho.
Estas caixas foram dispostas em ângulo, fugindo da ortogonalidade de todo o restante do projeto forçando uma perspectiva do ponto de vista de quem acessa pela recepção. Estas “caixas” foram criadas para emoldurara e sustentar os armários trazidos da antiga sede e passaram a sustentar a marcenaria reutilizada da sede anterior.
Nos espaços abertos deixados por estas caixas criamos uma terceira caixa, agora em vidro, que finaliza e veda a sala de reuniões, deixando-a totalmente transparente e acentuando as angulações e alturas diferenciadas das caixas de gesso.
No centro da sala desenhamos uma mesa vermelha em laca automotiva alto brilho circundada por 10 cadeiras organic chair design Eames e Sarinen 1940. Sobre ela criamos uma luminária com 18 perfis de LED suspensos por cabos de aço e fiação aparente gerando um elemento escultural.
Em Toda a área periférica de produção e diretorias mantivemos o concreto existente do teto e rebatemos no piso com o uso de piso cimentício. As colunas de sustentação estrutural, foram revestidas com marcenaria em laca alto brilho pintadas de verde água por onde descem os cabos de de elétrica, rede e lógica. Esta mesma laca se repete pontualmente no móvel do banheiro central, em forma de caixa, contendo armários e na mesa de recepção.
As bancadas de trabalho, que contornam as paredes externas em pano de vidro, têm acabamento em melamina cor preto e foram reutilizadas da sede antiga, bem como as luminárias suspensas. A mesma melamina preta se repete em uma grande caixa que abriga o segundo banheiro, copa e depósitos.
Redesenhamos as mesas das diretorias com a intenção de destacá-las das demais, para tal, utilizamos acabamento em melamina amadeirada, padrão Freijó, para que assim tivéssemos alguns elementos pontuais que dialogassem com a madeira do invólucro da área central.
Finalmente interligando todos os espaços optamos por deixar toda a estrutura de dutos de ar condicionado aparentes, as calhas distribuidoras de elétrica, iluminação e lógica que foram pintadas de azul, bem como os canhões de luz que iluminam todo o percurso.