- Área: 214 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Tim Crocker
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma impressionante escada, fez a circulação desta casa do século 20 bastante generosa, leve e arejada, mas sua presença comprometeu todo o seu layout. O desafio foi então substituir esta agradável escada, realçando a qualidade do seu espaço existente, enquanto abriga além dela outros 5 quartos com duas cozinhas separadas e salas de estar e jantar.
Os degraus e espelhos vazados de madeira, além do peitoril da nova escada, permitem a entrada de luz e a circulação de ar. Apesar de sua configuração mais compacta, a essência do vazio da escada original ainda pode ser experimentada. Ao mesmo tempo, permite que os quartos possam ser mais uniformemente divididos no primeiro andar.
Trechos de diálogos dos e-mail entre o cliente e o arquiteto aparecem gravados no suporte e no corrimão da escada e também na parede interna, sugerindo que o fator do tempo, atualmente, também sustenta a estrutura da escada que serve de espaço para histórias futuras. Seguindo os textos com o olhar, as vozes ecoam na mente de quem passa como se o som ecoasse no ar que atravessava a sua estrutura vazada.
Mantivemos a janela do fosso da escada e, em conjunto com outras janelas originais e uma nova estrutura de madeira compensada, criamos uma nova parede para o banheiro e área de serviço. A luz continua a fluir pela escada através desta parede e das novas janelas externas.
Ao recompor esses antigos objetos, buscamos manter o passado mas com um novo formato, dando-lhe vida nova em vez de apenas conservar o existente.
Uma grande varanda em balanço amplia a cozinha e a sala de jantar para o jardim posterior, mas aparentemente não é nada além de um detalhe de corrimão. A nova intervenção faz a velha alvenaria flutuar contra a gravidade e a reequilibra com seu próprio peso.
Revelar as características originais dos materiais e gravar os textos na madeira são a esperança para situar o evento no tempo e colocar um prazo de validade a ele.