-
Arquitetos: MONADNOCK
- Área: 210 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Stijn Bollaert
-
Fabricantes: Daas baksteen, Kawneer, Wienerberger
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência Atlas está situada nos limites da cidade de Eindhoven, em frente a uma histórica estancia rural. O compacto edifício quadrado se manifesta como uma torre, sendo rotacionado 45 graus em relação a rua e separando-se dos limites do terreno. Todas as janelas agrupam-se ao redor das esquinas e, por vezes, permitem visuais diagonais através do volume. Internamente, a rotação proporciona vistas impressionantes dos limites do bosque. A profundidade das aberturas na fachada revela que o tamanho e a cor dos tijolos é o mesmo tanto dentro como fora. Eles definem o caráter cru e sóbrio do interior. As fachadas externas não oferecem pistas sobres as compensações lúdicas dos espaços internos. O interior revela uma série de habitações com variadas alturas e níveis de pavimentos, cada uma outorgando suas respectivas aberturas específicas.
Neste modesto terreno, uma espaçosa residência teve de integrar-se com o desejo dos clientes de possuir um jardim. Portanto, a projeção da casa é minimizada dentro da altura do edifício dado provocando, como resultado, um programa organizado verticalmente. Devido a proximidade das moradias do bairro, a privacidade no jardim é limitada. Desta forma, a estrutura tipo torre oferece um terraço na cobertura com máxima privacidade onde é possível viver entre as copas das árvores.
Esse projeto foi construído com grandes tijolos vermelhos, tanto dentro como fora. Para as fachadas, utiliza-se uma forma que possui um potente padrão gráfico. Em todo o volume, as fachadas contem decorações que referem a tradição neo-renascentista holandesa de enriquecer o tijolo comum com gesso, o que sugere elementos de arquitetura como tímpanos. A parte superior do edifício é revestida com uma camada de cimento de cor clara que distingue a base clássica da leve parte superior. As esquinas levantadas da cobertura acentuam ainda mais esse efeito, remetendo a Atlas, a figura mitológica grega que leva o céu sobre seus ombros por toda a eternidade.
Originalmente publicado em Setembro 07, 2017.