- Área: 6000 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Felix Gerlach
-
Fabricantes: DEKO, Ifö Electric AB, Mora Armatur
Descrição enviada pela equipe de projeto. No distrito em rápida expansão de Hyllie, em Malmo, os arquitetos de FOJAB arkitekter foram comissionados a planejar e projetar um novo edifício de escritórios na praça da estação. O edifício conecta cada pavimento ao edifício garagem - também projetado por FOJAB. No térreo, há uma área destinada ao comércio e uma passagem através do edifício. O edifício garagem existente e a área limitada do terreno, de 85 x 12,5 m, exigiu um novo edifício estreito com uma fachada apenas de um lado.
O objetivo principal do projeto era criar um edifício icônico com uma fachada característica, inspirado no local e em função da luz nórdica natural. O coração no edifício abriga uma generosa escada que, com suas formas fortes, sobe serpenteando em um piso de vidro. A fachada consiste de uma estrutura de vidro duplo na qual a camada externa possui pontos brancos serigrafados para criar uma padronagem que imita o quebrar do gelo. Este padrão no vidro também proporciona um efeito de sombreamento, o que tornou possível o uso do vidro como material para compor a fachada, apesar da exposição solar direta. O padrão varia em densidade em cada pavimento e cria uma transição suave entre as superfícies opacas e transparentes na fachada interna. As alturas do pé direito em direção à fachada permite que a luz natural permeie todo o pavimento.
Em algumas partes da fachada, as esquadrias de aço inoxidável parecem sair da camada do vidro, criando uma quebra no tratamento da fachada outrora lisa e brilhante. No pátio interno em direção à praça, a fachada é coberta em painéis de madeira de carvalho com acabamento brilhante em que, com seus tons quentes, criam um contraste com a fachada fria. A fachada continua subindo sobre os beirais, que forma os guarda-corpos dos terraços.
Com as linhas fragmentadas da fachada, o volume do edifício reforça o caráter de um 'bloco de gelo', enquanto simultaneamente se relaciona com o volume recuado do edifício garagem por detrás. No jogo de volumes, grandes terraços foram criados, que tem vistas para a praça principal à oeste, a cidade ao norte e os campos de canola ao sul.