Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício de apartamentos Wafra Vertical Housing introduz um novo conceito de residências urbanas que se adapta ao estilo de vida contemporâneo do Kuwait. Considerando a crescente demanda por terrenos urbanos, verticalizar a habitação permite que mais inquilinos possam desfrutar da privacidade de seu próprio lar e se beneficiar dos serviços e localização privilegiada que esta solução em altura oferece.
O entendimento e reinterpretação das técnicas locais é um dos principais objetivos deste desenho. Os principais serviços do edifício estão localizados na ala sul para minimizar a exposição solar e reduzir portanto o consumo de energia, atuando como uma barreira térmica para o restante da edificação. Por isso existe o mínimo de aberturas nesta fachada enquanto que o edifício se abre para o norte, desfrutando de vistas privilegiadas sobre o mar. As ótimas oportunidades de luz natural e ventilação cruzada também se convertem em elementos essenciais para o desenho, que confere o caráter à torre e determina sua orientação. Considerando a ideia da tradicional tipologia do pátio do Oriente Médio e desenvolvendo-a volumetricamente, o conceito inicial surge na forma de uma torre. O pátio já não se resume ao núcleo do edifício, e ao invés disso, assume a luz e ventilação da fachada, canalizando-as através da área da piscina e fluindo através de todos os níveis encontrando uma saída através da fachada oposta.
Para as fachadas, a pedra de granito foi escolhida como material de revestimento, para conferir à torre um aspecto de escultura monolítica lapidada pelo vento, em contraste com as suaves superfícies do pátio interno na cor predominante branco.
Funcional e geometricamente, a torre se eleva sobre um pedestal de dois pavimentos, onde estão os espaços de caráter mais públicos - incluindo a piscina e o ginásio. Os apartamentos se erguem de maneira orgânica e permite a entrada de luz e ventilação. A altura total da torre é de 13 pavimentos com 12 apartamentos duplex, afim de preservar a privacidade. Um ático atua como coroamento do edifício e inclui jardins na cobertura e terraço com vistas espetaculares.