- Área: 315 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Juan Solano Ojasi
-
Fabricantes: Aceros Arequipa, Decorcenter, Furukawa, Hidronamic, Raúl Trujillo, SIERRA Muebles, Unicom.
Descrição enviada pela equipe de projeto. Desde sua concepção, o projeto buscou ter um impacto mínimo no terreno e seu entorno. A partir desse preceito, a casa foi planejada de tal forma que ela parece menor do que realmente é, chegando a ser quase 15% menor do que uma residência padrão existente no clube, priorizando a relação da arquitetura com o terreno natural.
Levando em conta que o lote foi cortado antes de desenhar o projeto, este foi planejado de tal forma que adaptou-se ao corte atual do terreno, para o qual gera-se uma plataforma que se incorporou levemente. Esta contém o serviço e a entrada. Sobre a plataforma encontra-se o bloco principal da residência (caixa branca), o qual possui três pavimentos e está orientado para que seja possível contemplar o mar. No primeiro pavimento deste bloco (segundo pavimento da casa) encontra-se a área social, um espaço que, no eixo visual do mar, tem ambas as faces abertas. Além disso, suas fachadas laterais são fechadas, pois suportam estruturalmente estes dois níveis da casa e configuram o volume. Desta forma a plataforma permite que a área social estenda-se para a superfície da mesma (área social externa) e se vincule visualmente ao terreno e ao exterior.
Além disso, a busca por uma relação com o exterior está presente na circulação vertical da residência. Uma escada de forma livre e escultórica se desdobra entre o bloco e o terreno, comunicando os três pavimentos da casa. A forma escultórica, por sua vez, junto ao fundo do terreno, gera outro foco visual oposto à vista da baía na área social.
O terceiro e o último pavimento, que completa o bloco sobre a plataforma, contém a área particular da residência: os dormitórios. Neste nível, tanto o dormitório principal, quanto o de convidados, desfrutam de uma vista panorâmica do horizonte. Ambos contam com uma treliça de alumínio branca que termina de configurar o volume do bloco e, por sua vez, permitem cobrir a entrada direta de luz solar e fornece privacidade. Vale ressaltar que os dois dormitórios restantes estão devidamente iluminados e ventilados por janelas altas.
Em síntese, a residência é composta por três elementos. A plataforma, que serve de embasamento e implanta o projeto no terreno. O bloco que, montado sobre essa, contém o programa da residência. E, por fim, a escada escultórica, que vincula esses elementos e se liberta formalmente em relação aos mesmos.
A residência conta com os seguintes ambientes:
Planta primeiro pavimento: um dormitório de serviço, com seu próprio banheiro com ventilação natural. Três estacionamentos e um depósito. O pátio de entrada desde o qual se acessa as escadas que conectam os três pavimentos. Além disso, a partir do estacionamento é possível acessar o pátio de entrada.
Planta segundo pavimento: piscina, terraço e churrasqueira ao ar livre; um grande espaço que contém a cozinha, sala de jantar e sala. Além disso, nesse pavimento existe um banheiro de visitas, que é ventilado por meio de um exaustor de ar, com duto até o teto.
Planta terceiro pavimento: encontram-se os três dormitórios, cada um com um banheiro próprio, iluminados e ventilados através de claraboias. Além disso, existe o dormitório principal, com seu próprio banheiro integrado. Ainda nesse pavimento encontra-se a lavanderia e o pátio.