- Área: 4800 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Yohan Zerdoun
-
Fabricantes: Kalwall®
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado na periferia desta cidade suburbana, o edifício faz frente ao horizonte conformado por campos agrícolas e infraestruturas. O projeto representa uma das principais instalações públicas da cidade. A identidade rural e o "falso antigo" dos arredores e suas casas individuais possuem um papel de contraste frente ao projeto.
Enfatizar o horizonte dos campos cortando "horizontalmente" os três volumes do edifício é o primeiro passo do projeto. A alternância das porções vazias e cheias desenvolve um jogo de elementos concretos e translúcidos.
A arquitetura tranquila, mas radical, saca suas fontes do vocabulário rural (granjas, adegas) onde as funções e fluxos criam formas.
A entrada principal encontra-se no bloco central na fachada sul. Dividido em dois pela linha do horizonte, ligeiramente elevado, oferece uma visão clara sobre a grande paisagem e distribui todo o complexo com um espaço mínimo. No exterior, uma varanda em forma de apito dá a vista para o panorama. Na fachada posterior, o bloco central se destaca e dá acesso a duas amplas rampas de concreto.
Por último, os dois ginásios, um com galerias e outro dedicado aos esportes de raquetes, são parcialmente enterrados. A parte superior (sobre o horizonte) é translúcida e oferece uma suave luz natural aos usuários.