- Área: 170 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Edorta Subijana
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa se modela a partir dos aspectos singulares do terreno: seu nível, três metros acima da rua; o muro de pedras no fundo do terreno; a charmosa palmeira existente; presença de áreas de estacionamento no sul e oeste.
Tudo isso conforma, junto com a orientação e o programa de necessidades, os aspectos determinantes na formalização da Casa Roteta.
Respeitando o limite oeste, que é escavado no nível da rua para organizar a entrada, o edifício é desenvolvido de forma linear. O projeto começa ao norte com os quartos das crianças, continua com os banheiros e o dormitório dos pais, e termina na cozinha, de onde a sala de estar cresce, ligada ao jardim através de uma varanda aberta ao sul.
O muro de concreto branco que protege a casa é substituído no lado sul por uma cortina de vidro, ao longo da ala da sala de estar. A aparência externa deste espaço contrasta com o volume linear, cuja geometria curva, revestida com zinco, se destaca da anterior, buscando a luz oriental.
A implantação da casa divide o espaço exterior em quatro áreas diferentes: o pátio de entrada já mencionado (que organiza o acesso pedonal e de veículos) no oeste, um jardim privado ligado às salas secundárias no norte, outro ao redor da palmeira no leste e o principal ligado à sala, no sul.