- Área: 6780 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Paulo Goulart
-
Fabricantes: Amorim
Descrição enviada pela equipe de projeto. O nosso ultimo projeto foi desenvolvido com o objetivo de criar uma nova unidade hoteleira com uma capacidade de 125 unidades de alojamento, num terreno situado na costa norte da ilha de São Miguel - Açores - Portugal, e cuja localização privilegiada sobre o mar, confere-lhe um excelente enquadramento paisagístico.
Perante este cenário, e avaliando previamente as características naturais e morfológicas do terreno, propusemos uma solução arquitetônica que globalmente potenciasse a atividade turística pretendida e garantisse uma ocupação territorial adequada na envolvente paisagística.
O recorte rochoso da orla costeira característico desta zona, constituem um ambiente único para a atividade turística ligada à natureza, nomeadamente os trilhos pedestres ou o birdwacthing e a prática de desportos náuticos como o mergulho. Existe, ainda, nesta zona da ilha diversos acessos ao mar, possíveis de aceder através de pequenos afloramentos rochosos de basalto que naturalmente recortados, formam excelentes piscinas de maré.
No que se refere à materialização do edifício, a volumetria proposta para a construção do hotel garante uma boa integração na paisagem envolvente, apesar da sua dimensão e por se tratar de uma zona sem referentes arquitetônicas no meio envolvente. Como forma de atenuar a sua presença, optou-se uma imagem horizontal para o edifício marcada pela evidenciação das lajes de piso em contraponto com a estrutura porticada de pilares recuada e cromaticamente escura. No embasamento do edifício propusemos o revestimento das paredes divisórias dos quartos em pedra seca de basalto e ligeiramente projetadas para o exterior em relação aos planos horizontais superiores. Esta composição de planos, pretendem atenuar a rigidez estética da massa volumétrica do edifício.